Kashk Bademjan (pasta de berinjela à moda persa)

Kashk Bademjan (imagem do blog masterinpersiancooking)

Salam amigos! Hoje vou compartilhar uma receita tipicamente persa mas bem fácil de fazer chamada Kashk Bademjan. O kashk, também conhecido como kurut, é uma espécie de creme azedo de leite fermentado bem típico da culinária dos países da Ásia Central e bademjan significa berinjela em persa. Esta receita consiste em um antepasto cremoso servido especialmente com pão lavash  (ou pão folha) e como acompanhamento das refeições principais. Então, tome nota! 



Kashk Bademjan 
(Serve 4 porções)

Ingredientes:

1/4 de um copo de azeite de oliva extra-virgem
2 berinjelas grandes, assadas e amassadas
1 cebola grande cortada em fatias finas
3 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã seca
1 colher (sopa) de Kashk (pode-se usar sour cream)
1/2 uma colher (chá) de açafrão em frio umedecido em 2 colheres de sopa de água quente
1/2 uma colher (chá) de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
Você pode decorar com nozes e hortelã picadas e também com cebolas caramelizadas

Modo de preparo:

1) Corte as berinjelas e coloque para assar com azeite em um forno com temperatura de 400 °C até a casca carbonizar e a poupa soltar líquido. Tire as berinjelas do forno, cubra-as e deixe descansar por 10 minutos.
2) Em uma panela aqueça o azeite de oliva. Adicione as cebolas picadas e deixe caramelizar em fogo médio. O fogo não deve estar muito alto para as cebolas não tostarem. Tire as cebolas do azeite e coloque-as sobre um papel absorvente.
3) Utilize o mesmo azeite da panela, adicionando o alho e a hortelã e deixe refogar por 2 minutos. Adicione então à mesma panela a mistura de berinjelas amassadas, as cebolas caramelizadas e o açafrão liquido, suco de limão, sal e pimenta e deixe refogar por alguns minutos.
4) Sirva a pasta em um prato, espalhe o kashk por cima, guarneça com as cebolas caramelizadas, amêndoas picadas torradas e hortelã fresca. O ideal é consumir a pasta quente acompanhada de pão Pita ou Lavash

Baseado em Food 52

Deixe um comentário