A boneca mais famosa do mundo, Barbie, é o sonho de consumo de quase todas as meninas. Foi por isso que no Irã, os produtores de bonecas começaram a criar Barbies com a aparência iraniana e vestidos tradicionais da cultura persa. Khatun é o nome dessas bonecas que são fabricadas na China e custam 5 euros (cerca de 21 reais).
Antigamente, todas as meninas iranianas tinham bonecas artesanais feitas por suas avós. Hoje as bonecas de plástico Barbie dominam o mercado mundial privando produtores locais da oportunidade de vender de modo mais eficiente. Hoje em dia, no Irã há cada vez menos lojas onde é possível comprar bonecas com trajes tradicionais. Estas lojas encontram-se principalmente nos centros de Teerã e outras grandes cidades.
Segundo um comerciante locail, a boneca Khatun é mais bem-vendida particularmente antes de feriados nacionais como o Shab-e yalda (solstício de inverno) e Nowruz (Ano Novo persa). As belíssimas e elaboradas roupas das bonecas geralmente são feitas por donas de casas iranianas que não têm oportunidade de vendê-las. Mesmo com esta adaptação cultural encantadora, as meninas iranianas ainda preferem a boneca Barbie original, com trajes ocidentais ou princesas da Disney que são vendidas clandestinamente nas lojas do Irã.
![]() |
A boneca Khatun em decoração de Nowruz (Ano Novo persa) |
(Fonte: Sputnik Brasil)