Saudando o mês de Ramadan

Hoje tem início o Ramadan (em persa Ramazān), o 9° mês do calendário islâmico que corresponde ao período de 9 de agosto a 07 de julho em 2013. Nesta ocasião, muçulmanos de todo o mundo observam o jejum sagrado(sawn) que é um dos 5 pilares do Islã. O jejum é obrigatório para todos os muçulmanos adultos, com exceção daqueles que estão viajando, doentes, diabéticos e mulheres durante a gravidez, amamentação ou ciclo menstrual (que devem compensar os dias não jejuados em outra época do ano).
O  jejum vai desde o amanhecer até o pôr-do-sol,  no qual os muçulmanos devem se abster de consumir quaisquer alimentos, beber líquidos, fumar e manter relações sexuais, em algumas interpretações recomenda-se também abster-se de palavrões!  O desjejum (eftar) é feito durante a madrugada,  antes da alvorada e à noite após o crepúsculo.
Para saudar a chegada do Ramadã, os  muçulmanos do Irã costumam dedicar um dia  para uma faxina especial nas mesquitas. Veja algumas  fotos que  mostram a limpeza das mesquitas nas cidades de Arak e Qom.
Muçulmanos do Irã saudam a chegada do Ramadan…
Varrendo os tapetes…
Arrumando as pedrinhas de oração (mohr)…
Dobrando os chadors….
Lustrando os vitrais da mesquita… 
Polindo os azulejos…

(Fonte: Payvand News)

!رمضان مبارک 


Um Ramadan abençoado aos amigos da Pérsia!


Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Ramadam Mubarak, flor da Pérsia!

    lindas fotos e texto, tudo perfeito igual a você, artista linda.

    Sua visita ao meu Oásis me alegrou muito. Interessante você ter gostado mais do Call for prayer…parece-me uma "muslim secreta". 🙂

    beijos e muita LUZ.

Deixe um comentário