9 Filmes iranianos na 46ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Mostra 2022 - Filmes do Irã

Salam amigos! Está acontecendo a 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A programação deste ano apresenta 223 títulos de 60 países, em sessões espalhadas por 22 salas da capital paulista. 
E do total de filmes que serão apresentados nestas duas semanas do evento, 9 são de diretores iranianos, dentre os quais vários marcaram passagem nos maiores festivais do mundo como Veneza, Cannes e Berlim. 
A lista de filmes iranianos desta edição promete muitas surpresas com destaque para dramas impactantes e produções de novos diretores. Além de incluir  os aclamados diretores Jafar Panahi e Mitra Farahani, e atores renomados como Navid Mohammadzadeh, Peyman Maad, Leila Hatami e Taraneh Alidoosti.
Mostra 2022 - Filmes do Irã
Além das Paredes, 2022 (Imagem: Divulgação)

Shab, Dkheli, Divar

Irã 2022 Ficção Cor 126 min

Direção: Vahid Jalilvand

Elenco:  Navid Mohammadzadeh, Diana Habibi, Amir Aghaee, Saeed Dakh, Danial Kheirikhah, Alireza Kamali

Ali, um homem cego, está prestes a cometer suicídio quando é interrompido pelo zelador do seu prédio. Ele é informado que a polícia procura uma mulher que fugiu e estaria escondida em algum lugar do edifício. Ele se dá conta que a mulher fugitiva, Leila, se encontra dentro de seu apartamento. Depois de participar de uma greve de trabalhadores que se transformou em um absoluto caos, ela se vê desesperada pelo filho de quatro anos, que perdeu de vista quando foi levada pela polícia. Aos poucos, Ali se afeiçoa a ela e, para fugir da realidade, decide ajudar Leila e se refugiar em seu mundo de imaginação.

Exibido nos festivais de Veneza e Toronto.

📽Assista o trailer 

Mostra 2022 - Filmes do Irã
Até Amanhã, 2022 (Imagem: Divulgação)

2- Até Amanhã

Ta Farda

Irã, França, Qatar 2022 Ficção Cor 86 min.

Direção: Ali Asgari

Elenco: Sadaf Asgari, Ghazal Shojaei, Babak Karimi, Amirreza Ranjbaran, Nahal Dashti

Fereshteh estuda e trabalha em uma gráfica em Teerã. Ela quer ir para os EUA, mas não consegue tempo para fazer um curso de inglês. Isso porque ela também tem um bebê de dois meses que esconde de seus pais. Quando eles avisam que estão indo visitá-la, Fereshteh precisa encontrar um lugar para deixar seu filho ilegítimo por uma noite e tudo o que poderia indicar sua existência. O que a princípio parecia algo fácil de resolver com apenas alguns telefonemas para amigos logo se transforma em uma tarefa muito mais difícil.

Exibido na seção Panorama do Festival de Berlim.

📽Assista o trailer 

Mostra 2022 - Filmes do Irã
Imagine, 2022 (Imagem: Divulgação)

3- Imagine

Tasavor

Irã 2022 Ficção Cor 78 min.

Direção: Ali Behrad

Elenco: Leila Hatami, Mehrdad Sedeghian

Uma noite em Teerã. Um motorista de táxi sonhador se apaixona por uma mulher que ele não pode ter, levando a uma série de encontros, cheios de mistério e fantasia.
Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes.
Mostra 2022 - Filmes do Irã
O Gafanhoto, 2022 (Imagem: Divulgação)

4- O Gafanhoto

Malakh
Irã, Alemanha 2022 Ficção Cor 79 min.
Direção: Faezeh Azizkhani
Elenco: Hanieh Tavassoli, Pegah Ahangarani Farahani, Ali Mosaffa, Pedram Sharifi, Ramin Sadighi, Amaneh Agharezakashi
Hanieh é uma mulher de quarenta anos, falida, e prestes a ser expulsa de seu apartamento. Durante anos ela tentou fazer um filme baseado em um roteiro semi-autobiográfico, e agora não vê outra escolha a não ser vender o trabalho para um de seus melhores amigos dirigir. Pela sua proximidade com o roteiro e seus detalhes, ela não consegue lidar com as reações indiferentes e ignorantes durante as etapas de pré-produção, mas decide não se envolver em nenhum conflito com a equipe do filme. No entanto, durante os ensaios, quando todos começam a julgar sua personagem conforme descrita no roteiro, chamando-a de perdedora, Hanieh vê sua paciência se esgotar e fica ansiosa. O investidor cancela o projeto, e sua mãe aparece, o que torna a situação ainda mais complicada.
Exibido no festival South by Southwest (SXSW).

Mostra 2022 - Filmes do Irã
Os Irmãos de Leila, 2022 (Imagem: Divulgação)

5- Os Irmãos de Leila

Leila`s Brothers
Irã 2022 Ficção Cor 165 min.
Direção: Saeed Rostaee
Elenco: Taraneh Alidoosti, Navid Mohammadzadeh, Payman Maadi, Farhad Aslani, Mohammad Alimohammadi
Leila tem 40 anos e passou a vida inteira cuidando dos pais e dos quatro irmãos. A família briga com frequência e está soterrada em dívidas num país afetado pelas sanções econômicas internacionais. Enquanto os irmãos tentam garantir alguma forma de sustento, Leila tem um plano: começar um negócio familiar que poderia tirá-los da pobreza. Enquanto buscam desesperadamente por apoio financeiro, Leila descobre que seu pai tem mantido em segredo uma relíquia familiar, para usá-la como oferenda e se tornar o novo patriarca do clã, a mais alta honraria da tradição persa. Esta revelação torna mais caótica a dinâmica familiar já bastante fragilizada entre eles. Conforme a saúde do pai se deteriora, as ações de cada um deles os aproxima de uma implosão familiar.
Vencedor do prêmio da crítica internacional no Festival de Cannes.

Mostra 2022 - Filmes do Irã
Sem Ursos, 2022 (Imagem: Divulgação)

6- Sem Ursos

Khers Nist
Irã 2022 Ficção Cor 107 min.
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Jafar Panahi, Naser Hashemi, Vahid Mobaseri, Bakhtiar Panjei, Mina Kavani
Um retrato de duas histórias de amor contadas em paralelo. Em ambas, os amantes são afetados por obstáculos ocultos e inevitáveis, pela força da superstição local e pelos mecanismos do poder.
Exibido nos festivais de Veneza e Toronto.
Mostra 2022 - Filmes do Irã
Terceira Guerra Mundial, 2022 (Imagem: Divulgação)
Jang-E Jahani Sevom
Irã 2022 Ficção Cor 107 min.
Direção: Houman Seyedi
Elenco: Mohsen Tanabandeh, Neda Jebreili, Mahsa Hejazi, Navid Nosrati
Shakib é um operário sem-teto que não consegue superar a perda de sua esposa e filho em um terremoto anos atrás. Nos últimos dois anos, ele passou a se relacionar com Ladan, uma mulher surda e muda. O canteiro de obras em que ele trabalha serve de cenário para um filme sobre as atrocidades cometidas por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Inesperadamente, ele recebe um papel no filme, uma casa e a chance de um recomeço. Quando Ladan toma conhecimento disso, ela parte em sua procura implorando por ajuda. O esquema de Shakib para escondê-la acaba dando tragicamente errado e ameaça arruinar o que parecia ser uma nova oportunidade de vida.
Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e de Melhor Ator para Mohsen Tanabandeh na seção Horizontes do Festival de Veneza.
Mostra 2022 - Filmes do Irã
Você não vai chorar?, 2022 (Imagem: Divulgação)

8- Você Não Vai Chorar?

Won’t You Cry?
Irã 2022 Ficção Cor 86 min.
Direção: Alireza Motamedi 
Elenco: Alireza Motamedi, Baran Kosari, Hanieh Tavassoli, Fereshteh Hosseini, Mani Haghighi, Ali Mosaffa
Um homem perde a capacidade de chorar depois da morte de seu irmão mais novo. Enquanto lida com o luto e com a separação de sua esposa, ele tenta conciliar seu emprego em um site sobre futebol com a depressão e a falta de sentido da vida. 
Mostra 2022 - Filmes do Irã
Até Sexta, Robinson, 2022 (Imagem: Divulgação)

À Vendredi, Robinson
França, Suíça, Irã, Líbano 2022 Documentário Cor 96 min.
Direção: Mitra Farahani 
Elenco: Jean-Luc Godard, Ebrahim Golestan
Uma crônica do encontro cinematográfico entre Ebrahim Golestan e Jean-Luc Godard, dois grandes artistas que, pelo menos no Ocidente, não alcançaram o mesmo nível de fama. Muito tempo se passou desde a década de 1960, e a Nouvelle Vague iraniana permaneceu em grande parte desconhecida, ofuscada pelo impacto do movimento europeu da mesma época. Será, então, tarde demais para reunir duas das figuras mais importantes dessas experiências distantes? “Devemos começar por uma correspondência”, diz Godard, “talvez não nos correspondamos. Ebrahim pode me enviar uma carta nesta sexta, e eu responderei na próxima sexta. Então, até sexta-feira, Robinson!” É assim que a narrativa se desenrola, ora seguindo uma trajetória linear, ora por vias secundárias, pontuadas pelas esperanças frustradas, intuições brilhantes e resistências que pontuam o confronto entre os dois interlocutores. Jean-Luc Godard, evitando o confronto cara a cara, aparece como um fantasma às sextas-feiras na casa de Ebrahim Golestan com suas mensagens compostas de fórmulas obscuras e montagens enigmáticas de imagens.
Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Encontros no Festival de Berlim. Também foi exibido em festivais como CPH:DOX, Visions du Réel e FIDMarseille.
A Mostra estará em cartaz até o dia 2 de novembro. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.

📅Confira os horários e locais de exibição dos filmes da 46ª Mostra, acesse e baixe o Guia da Programação 
Você já foi assistir alguns desses filmes e recomenda? Deixe um comentário! 

Deixe um comentário