Tradições e curiosidades do Ramadan no Irã

Tradições do Ramadan no Irã

Salam amigos! Neste sábado (02/04), tem início o Ramadan (em persa Ramazan), mês sagrado para os muçulmanos de todo o mundo. Nesta ocasião, os muçulmanos praticantes observam o jejum que é um dos 5 pilares do Islã, além de renovar sua fé através da prática da oração, da generosidade e evitando as más ações.

Se você planeja viajar para o Irã, é muito importante saber exatamente quando começa e termina o mês de Ramadan. Durante este período, a maioria dos restaurantes do país fecha durante o dia e até mesmo beber água ou fumar nas ruas é mal visto. Mas, apesar de parecer uma época complicada para o turismo, o mês sagrado islâmico no Irã também pode oferecer um lado belo e interessante para os visitantes que estejam dispostos a se aventurar por lá.

Como os iranianos realmente encaram o Ramadan?


Iranianos compram comida típica preparada na hora do Iftar. (Imagem do site: Iran Tourismer)

Em teoria, o jejum do mês de Ramadan consiste em se abster de comida, bebida, relações sexuais, e toda prática considerada ilícita, do nascer ao pôr-do-sol, e é obrigatória a todo indivíduo a partir da puberdade que esteja em condições físicas de fazê-lo. Apesar de ser praticado com seriedade por muitos muçulmanos ao redor do mundo, nem todos os iranianos seguem o jejum à risca.

Durante o mês sagrado no Irã,  restaurantes, cafeterias, lanchonetes, food-trucks e barracas de comida, devem ficar fechadas até a hora do Iftar (desjejum), aproximadamente às 20h (hora local, menos alguns minutos todos os dias) e não servir nada, nem mesmo comida para viagem. 

Mesmo assim, alguns hotéis e restaurantes, principalmente aqueles que atendem a turistas ou recebem hóspedes de outros países, servem comida e até mandam entregá-la secretamente para os clientes em discretas sacolas plásticas pretas. É comum ver até mesmo algumas pessoas comendo sanduíches escondidas pelos becos, aproveitando a saída do escritório na hora do almoço.

Comidas típicas do Irã durante o Ramadan


Mas para aqueles que praticam o jejum à risca ou não. O nono mês do calendário islâmico ainda tem um papel importante nas tradições e costumes sociais iranianos. Na hora do Iftar, um cardápio fantástico é  ofertado em quase todos os restaurantes iranianos. Guisados, doces de dar água na boca, tâmaras frescas, o tradicional queijo azari com vegetais e nozes acompanhados pelo tradicional copo de chai são o que você pode encontrar em qualquer mesa de jantar no Irã durante o Ramadan. 

O interessante é que essas refeições e alimentos tradicionais  podem ser encontrados durante todo o ano em alguns restaurantes especiais no Irã, mas sua popularidade cresce muito durante o mês sagrado. É comum encontrar mesas cheias de guloseimas especialmente preparadas para o Ramadan na frente de quase todos os supermercados, restaurantes e lanchonetes de kebab do país, ou até mesmo sendo vendidas pelos ambulantes nas ruas.

Conheça algumas das delícias típicas do mês de Ramadan no Irã: 

Zulbia Bamieh (doce típico do Ramadan)


Docinhos crocantes de massa frita crocantes por fora e macios por dentro, que depois é mergulhada em uma deliciosa calda de açafrão doce. Dizem que é impossível comer um só! 

Zulbia Bamieh (Imagem do site: 1stQuest)

Veja também o post: Bamieh, um doce especial do Ramadan no Irã 

Halim (mingau de trigo com carne)


Se você viajar para o Irã durante o Ramadan, o cheiro de trigo recém cozido com carne na hora do Iftar ou antes do nascer do sol não vai ficar impregnado na sua mente. Alguns cozinheiros iranianos ainda preparam o Halim à moda antiga; cozinhando e mexendo o trigo por 12 horas e depois adicionando a carne que é servida junto. Uma delícia da culinária persa que todos merecem saborear após um dia inteiro de jejum! 

O delicioso Halim (Imagem do site: 1stQuest)


Ash-e Reshteh (sopa de feijão e ervas com macarrão) 


Um dos melhores ensopados persas tradicionais é composto de vegetais, cebola frita, carne, nozes, feijão, reshte (macarrão persa) e outros ingredientes. Pode-se dizer que é tudo o que um iraniano possivelmente deseja comer durante uma semana em uma pequena tigela! 

O divino ensopado Ash-e Reshteh. (Imagem do site: Cooking NYT)


Como o Ramadã afeta o turismo no Irã?


Se você está planejando viajar para o Irã durante o mês sagrado do Ramadan, há algumas regras e informações importantes que você precisa saber:

1. Em primeiro lugar, nunca beba ou coma nada enquanto estiver em público, algumas pessoas podem considerar isso uma ofensa grave.


2. Quase todas as atrações turísticas e pontos turísticos estão abertos durante o dia. Certifique-se de verificar isso com o seu guia local ou, se você tiver amigos iranianos, pergunte a eles.


3. Por último, e possivelmente o mais importante, é que durante o mês sagrado do Ramadan, algumas taxas de entrada em atrações turísticas são reduzidas e os preços dos hotéis também tendem a baixar. Isso pode compensar as dificuldades de visitar o Irã na época do Ramadan.


Durante o Ramadan há menos pessoas nas ruas e menos viajantes dispostos a circular pelo país. Nessa época, por causa do jejum durante o dia, os iranianos se tornam cada vez mais noturnos e todo mundo sai de casa depois das oito da noite, e após a hora do Iftar tudo está em clima de festa. 

Celebrações religiosas durante o Ramadã no Irã


Celebração do Martírio do Imam Ali, no 21º dia do Ramadan no Irã. (Imagem do site: 1stQuest)

O 21º dia do Ramadan, celebração do martírio do Imam Ali, é provavelmente uma das datas mais marcantes para quem deseja conhecer os costumes religiosos dos muçulmanos do Irã. Durante este dia são realizadas cerimônias e os rituais religiosos acontecem em todo o país, o que torna o Ramadan no Irã  memorável. Milhares de participantes locais batendo no peito vestidos de preto lamentam o martírio do Imam Ali, enquanto encenações teatrais, distribuição de comida e sharbats (refrescos) grátis enchem as ruas de todas as cidades do Irã. 

Como saber quando começa o mês de Ramadan?


O Irã adota um calendário oficial que é o calendário iraniano solar (cujo ano atual é 1401), mas as celebrações muçulmanas seguem o calendário islâmico lunar (cujo ano atual é 1443).

O Ramadan sempre cai no mesmo dia, de acordo com o calendário islâmico lunar. Contudo, o dia difere também do calendário gregoriano, já que este é um calendário solar, causando uma diferença aproximada de onze dias por ano.

Para saber quando começa o mês do Ramadan é necessário observar o calendário islâmico lunar. 

  • Em 2022, na hora local do Irã, o Ramadan começa neste sábado, 02/04/2022 e terminará no dia  01/05/2022.

Desejo um feliz e abençoado mês de Ramadan 
a todos os queridos amigos muçulmanos!

🔗Artigo adaptado do site 1stQuest

 💞 Este é um artigo inédito em língua portuguesa que você só encontra aqui no blog Chá-de-Lima da Pérsia. Se você também é fã da cultura do Irã e considera importante o nosso trabalho, saiba aqui como você pode apoiar o blog. 

Deixe um comentário