![]() |
A jornalista iraniana Masih Alinejad, sem véu no Irã!? (Foto publicada no site: Terra) |
Salam amigos! Sem dúvida este foi um dos assuntos mais comentados durante a semana:
Mulheres no Irã estão publicando fotos de si mesmas sem hijab (o véu usado por muitas muçulmanas para cobrir o cabelo) em uma página especial no Facebook batizada de “Minha Liberdade Cautelosa”.
Em uma semana de funcionamento, a página já foi “curtida” por 150 mil pessoas, quase todas do Irã – tanto por homens como mulheres.Até agora, a página tem cerca de 150 fotos, de mulheres em praias, ruas e no interior. Em algumas, elas estão sozinhas; em outras, acompanhadas de amigos ou parceiros. Mas em todas as imagens elas aparecem sem o véu.”Eu detesto o hijab. Eu também gosto de sentir o sol e o vento no meu cabelo”, diz uma das iranianas que publicou foto sua. “Isso é um grande pecado?”Desde a Revolução Islâmica, há 35 anos, as mulheres são proibidas por lei de deixar suas casas sem o véu. As punições variam de multa a prisão.
“Meu cabelo é como um refém do governo”, diz Masih Alinejad, jornalista de política que vive na Grã-Bretanha e que criou a campanha online. “O governo ainda tem muitos reféns.” Alinejad teve a ideia ao ver algumas fotos de si mesma sem o hijab na sua própria página no Facebook. As imagens eram “curtidas” por milhares de pessoas.Desde que montou o site, ela passou a receber fotos espontâneas de diversas outras iranianas.
Apesar de ser conhecida por sua oposição ao governo iraniano, ela diz que sua página não é uma iniciativa política.
“Essas mulheres não são ativistas, apenas mulheres comuns expressando o que está em seus corações”, conta ela à BBC.
(Matéria completa no site: BBC Brasil )
![]() |
Turistas na ilha Kish (foto da página Real Iran) |
Ainda lembro da reação dos amigos quando postei minha primeira foto no Irã no sítio da família dos meus amigos de Talesh, sem hijab. A maioria perguntava: “Como assim sem véu? Esses braços de fora…” Muita gente ainda pensa que no Irã as mulheres tomam banho e dormem de véu…
E minha amiga, isso e verdade, muitas sao contra o veu e todo o codigo de vestimentas. Quando elas viajam para o exterior costumam tirar o veu. Uma vez na Tailandia, duas mocas vieram puxar prosa, conversar um pouco, uma delas estava de shortinho e regatinha, acredite, eram iranianas. Muitas delas quando sao de familia rica pedem uma viagem internacional principalmente antes de casar, assim elas podem ter essa experiencia de sentir os cabelos ao vento com total liberdade.
Beijos!!
Salam Star! Que bom te ver aqui!
Sim é verdade, mas as iranianas não são necessariamente contra o código de vestimenta, mas sim contra a imposição dele. Acho que elas tem motivos de sobra para sentirem esse alívio por poder tirá-lo ao viajarem para o exterior…Lembro que quando eu estava na sala de embarque para Teerã só dava eu toda montada no hijab enquanto as iranianas estavam bem à vontade de regata e chinelinhos e só se vestiram poucos minutos antes do avião pousar… No meu caso foi o contrário, me senti estranha tirando o véu ao deixar o Irã
Beijos do chá!
Obrigada!! Estou sempre por aqui adoro seu blog!! E verdade, elas sao contra a imposicao, afinal poderia ser uma escolha.
Beijos!!!
Olá,
Descobri seu blogger a pouco tempo, mas já estou adorando! Parabéns pela dedicação.
Adorei demais esse post, bem interessante.
Beijos
Eu que agradeço! E também adoro o seu blog e as informações que você traz sobre a cultura Punjab! Um dia ainda quero conhecer Amritsar!
Oi Letícia! Muito obrigada e seja muito bem-vinda sempre! Espero que continue apreciando e comentando sempre!
Beijos!
TORNEI-ME LEITORA ASSÍDUA DE SEU BLOG , EMBORA NÃ0 SEJA IRANIANA,ESTOU CONHECENDO MAIS A CULTURA DO SEU PAÍS, ADOREI OS FILMES , PEÇO QUE POSTE MAIS GOSTARIA DE VER UN INSTANTE DE INOCÊNCIA
Muito Bom seu blog! Tive que fazer um trabalho sobre o Irã e quase toda minha pesquisa foi feita aqui. Nossa, muito legal, parabéns!