Salam amigos! Na última sexta-feira (08/02), o Paço do Baobá, centro de pesquisa de arte narrativa, localizado no bairro do Butantã em São Paulo, recebeu um concerto de música persa tradicional com o grupo Navaye Mehr Band.
Antes de vir para São Paulo, o conjunto musical chegou ao Brasil à convite do embaixador iraniano Sayed Ali Saghaeyan em comemoração à data nacional da República Islâmica do Irã e também se apresentou no Clube do Choro na capital Brasília no dia (06/02).
O grupo Navaye Mehr Band existe há mais de 15 anos e já esteve no Brasil no ano passado (veja o post Brasília recebe a experiência da música persa com a Banda Navaye Mehr).
No espaço acolhedor do Paço do Baobá, a plateia lotada aguardava ansiosamente pelo espetáculo e a gentileza dos músicos iranianos logo se fez notar. Assim que cheguei, o simpático líder do grupo Mahdi Ayoughi, que já me conhecia desde a primeira apresentação em Brasília no ano passado, me cumprimentou e me apresentou os músicos do grupo que desta vez veio com uma formação diferente.
O conjunto composto por Mahdi Ayoughi (daf),Hassan Mehdi Etebari (vocal e sitar), Melina Faraji (santur) e Amir Kheiri (tonbak e bendir) apresentou um repertório de músicas tradicionais e folclóricas persas. O espetáculo também contou com as participações especiais de Regina Machado, contando história persa, e dos músicos brasileiros Gabriel Levy (acordeom) e Felipe Gomide (rabeca).
Os sons exóticos dos instrumentos, as canções inspiradas na poesia, os solos hipnotizantes de percursão e a alegria contagiante das canções folclóricas persas, somados ao surpreendente encontro dos sons regionais do Brasil com o Irã, com certeza ficou gravado na memória e no coração de todos que tiveram a oportunidade estar presentes.
![]() |
Hassan Mehdi Etebari (voz e setar) e Mahdi Ayoughi (daf) |
![]() |
Amir Kheiri (tonbak) e Melina Faraji (santur) |
![]() |
Uma foto com os queridos músicos do Navaye Mehr |
Depoimentos do público:
“O que dizer da música do Irã, conhecida como música persa? Palavras não atingiriam o que é despertado no coração. Uma música que nutre a alma e o espirito. Música para aquecer o coração e fazer sua alma sorrir…”
Factima El Samra
“Já conhecia alguns músicos iranianos, sigo alguns. Recebi convite da amiga Regina Machado e fui assistir a este show ao vivo, pela primeira vez. Fiquei impressionada com a simpatia, comunicação, simplicidade e energia dos músicos, além claro, da qualidade dos mesmos. Bem, enfim, foi experiência única assistir a esse show.”
Celia Regina M. Leme
▶ Veja os melhores momentos do concerto “Navaye Mehr Band e convidados”