Durante a celebração do Ano Novo iraniano, ou Nowruz, um bando de simpáticos trovadores, conhecidos como Haji Firuz, desfilam pelas ruas cantando e dançando com pandeiros, tambores e trombetas espalhando alegria e trazendo boas novas do ano que vem.
![]() |
Estátuas de Haji Firuz com os símbolos do Haft-Sin |
Conta a tradição que o Haji Firuz era um homem com roupas vermelhas que ia de rua em rua cantando e tocando pandeiro na véspera de Ano Novo (que é também a véspera da primavera). Ele geralmente ia acompanhado por uma ou duas outras pessoas. Diz-se que ele e seus companheiros eram símbolos de um velho costume no Azerbaijão, chamado Chisdon Chikhdim, segundo o qual Haji Firouz cantava nas ruas para informar as pessoas que a primavera tinha chegado e que o inverno já passou. Em troca, as pessoas davam-lhe presentes ou dinheiro por ter trazido boas notícias.
E para aqueles que não querem deixar o personagem ir embora existem bonequinhos de Haji Firuz para todos os gostos, feitos de papel-marchê, biscuit e até mesmo bonecos dançantes (isso mesmo, igual aquele Papai Noel que dança e canta jingle-bells).
Canção do Haji Firuz
Hāji firouz-e /Sal-i ye ruz-e sal-i ye ruz-e…. É o dia do Ḥāji Firuz/ Uma vez por ano…
Hame midunan /Man-am midunam… Todo mundo sabe /Eu também sei…
ʿEyd-e nowruz-e /Sāl-i ye ruz-e…. É o dia Nowruz /É uma vez por ano…
![]() |
Um adorável bonequinho Haji Firuz |
Fontes: Farsinet.com e Wikipedia
O visual e comportamento me lembra bastante os "palhaços" das folias de reis, que passam de casa em casa a abençoar os moradores, que por sua vez oferecem café, bolos e outras iguarias, além de pegar as moedas que são jogadas á eles. Só muda os dias, já que no Brasil é no dia 6 de janeiro, dia em que os reis magos da Pérsia visitaram o menino Jesus. Talvez tenha uma ligação entre ambos.