O Adeus a Faramarz Aslani: artista renomado da música pop iraniana

Salam amigos! Na última quarta-feira,  20/03/2024, faleceu o renomado artista da música pop iraniana Faramarz Aslani, aos 79 anos após uma batalha contra o câncer.

Faramarz Aslani nasceu em Teerã em 13/07/1945. Ele se formou na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Londres e escreveu para várias publicações em persa e inglesa desde sua graduação no início dos anos 1970. Ao retornar ao seu país natal, trabalhou para um dos dois diários ingleses, o Tehran Journal, até ser localizado pelo presidente da CBS, em Teerã.

Capa do álbum de Faramarz Aslani, Age ye Ruz, 1977

Seu primeiro álbum, Occupation of The Heart, gravado pela CBS em 1977, permaneceu na parada de mais vendidos desde sua estreia. Ele também gravou um segundo álbum, Hafez, a Memorandum, para a mesma empresa. Neste álbum, ele escreveu músicas para oito poemas de Hafez, o poeta e místico mais famoso do Irã.

Após a revolução de 1979 no Irã, levou a família de volta para Inglaterra, onde trabalhou como jornalista e músico. Faramarz teve duas filhas, Phaedra e Roxana, ambas artistas de sucesso, de seu casamento anterior. Seu último álbum foi um sucesso no Reino Unido.

Sua primeira turnê pelos Estados Unidos começou em 1992, no Shrine Auditorium e foi recebido por um público ansioso e entusiasmado. Sobre seu último álbum, ele disse: “Essas músicas são a adição de todas as lembranças doces e amargas da minha vida”.

Em 2010, Faramarz lançou seu primeiro álbum desde 1999, intitulado The Third Line (Khatte Sevvom), em sua primeira colaboração com a gravadora independente Bamahang Productions.

Ele também colaborou com vários outros artistas iranianos, em vários álbuns. Rumi, The Beloved Is Here, foi uma parceria com Dariush Eghbali e Ramesh. Esse álbum é uma ode ao grande poeta e místico Rumi. Aslani também participou do álbum de Shahrzad Sepanlou, Yealbum he (One Day) na música “Maa” (Nós).

▶️ Vídeo da canção Age Ye Rooz, de Faramarz Aslani  com letra e tradução em português:

Em 2011, Dariush Eghbali e Faramarz Aslani se reuniram novamente para cantar um dueto, “Divar” (Parede), ao iniciarem sua turnê mundial de dueto de um ano e meio, chamada The Legends Concert; que os levou a 28 cidades, do Extremo Oriente ao Oriente Médio , à Europa e à América do Norte.

Faramarz Aslani também foi jurado no programa Persian Talent Show , que revela talentos da diáspora iraniana ao lado dos artistas Behrouz Vossoughi e Shahram Shabpareh.

Em 3 de março de 2024, Faramarz Aslani anunciou em sua página do Instagram que havia sido diagnosticado com câncer e deveria se submeter a tratamento no ano novo. Ele faleceu de em um hospital em Maryland, EUA, em 20 de março de 2024, aos 79 anos.

Sua esposa, Marjan Aslani, anunciou a notícia de seu falecimento em sua página do Instagram. Na mensagem, ela disse: “Na noite de 20 de março, um câncer cruel ceifou a vida de Faramarz Aslani, poeta, cantor e compositor”.“Ele disse seu último adeus cercado por seus entes queridos”, acrescentou ela. No ano passado, Aslani revelou publicamente seu diagnóstico de câncer e manifestou a intenção de dedicar o restante de 2023 ao tratamento e ao autocuidado.

(Fonte: IranWire , publicado em 21/03/2024)

🔎 Sites consultados: Faramarz Aslanli – Wikipedia | Site oficial do artista (Acessos em: 22/03/2024)

Deixe um comentário