![]() |
Shadi Ghadirian, Miss Butterfly#1/2011 |
Shadi Ghadirian é uma artista contemporânea que faz questão de revelar ao mundo as múltiplas facetas da sociedade onde vive. Nascida em 1974 em Teerã, estudou fotografia na Universidade Azad e após sua graduação, começou a carreira profissional como fotógrafa e os temas de suas duas primeiras séries envolvem os contrastes e contradições do universo feminino no Irã atual.
A série “Qajar”(1998-2001) que esteve presente aqui no Brasil na exposição “Miragens” no CCBB-RJ e no Instituto Tomie Ohtake em SP (2011) é constituída por retratos de estúdio de mulheres trajadas no estilo Qajar do século XIX. O cenário foi pintado pela própria artista com base em fotografias antigas e as mulheres fotografadas são amigas e parentes de Ghadirian. No entanto a estes, são adicionados alguns objetos modernos ou dissonantes, como uma bicicleta, um jornal, um rádio ou uma lata Pepsi. Ghadirian brinca com estas justaposições e contrastes, expressando assim as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no Irã de hoje, divididas entre a tradição e a modernidade da globalização. Estes retratos mostram que estas mulheres ainda hoje estão inseguras a que era pertencem.
Retratos da Série Qajar
Em sua outra série Like Everyday (2000) após seu casamento com o colega e fotógrafo, Peyman Hooshmandzadeh Ghadirian representa a rotina diária e repetitiva que muita vezes define o padrão de vida das donas de casa. As fotografias mostram figuras envoltas em tecido estampado que lembram a clássico vestimenta iraniana, o chador. No entanto, no lugar de um rosto, cada figura tem um item doméstico, como um ferro, uma xícara de chá, uma vassoura, um pote ou uma panela.
![]() |
Shadi Ghadirian, Série Like Everyday |
Seu trabalho está intimamente ligado à sua identidade de mulher muçulmana que vive e trabalha no Irã. No entanto, sua arte também lida com questões relevantes para as mulheres de todo o mundo, questionando o papel da mulher na sociedade e explorando as idéias de censura, religião, modernidade e o status das mulheres.
Com seu trabalho delicado e ao mesmo tempo irônico, Ghadirian tem conquistado o mundo da arte ocidental e seu trabalho está em museus e galerias em toda a Europa e nos EUA. Ela também tem sido destaque na mídia impressa e eletrônica (incluindo o New York Times, o Photography Now, o Daily Telegraph , a BBC e outros). Seu trabalho está também na coleção do Los Angeles County Museum of Art, entre outros.
Neste vídeo a artista fala sobre seu próprio trabalho e referências da história da fotografia iraniana (em inglês):
The Hidden World of Shadi Ghadirian from The Kitchen Sisters on Vimeo.
Baseado em Wikipedia e site da artista Shadi Ghadirian.
Eu acho sensacional esse contraste que a Shadi efetua em suas fotos. Tradição e a modernidade. Adorei o seu post, bem esclarecedor! Seu blog, sempre me enriquecendo! 😉