Não é a Capadócia… É Kandovan no Irã!

Kandovan, Irã
Kandovan é um estância turística na província do Azerbaijão Oriental, perto das cidades de Osku e Tabriz. Sua fama se deve aos vilarejos onde as casas são escavadas em rochas, muito semelhantes àquelas da Capadócia na Turquia. Aí você se pergunta, como surgiram essas rochas misteriosas com formatos estranhos?  Na verdade, elas são compostas das cinzas vulcânicas originárias de uma erupção do Monte Sahand, que já foi um vulcão ativo em um passado distante. A própria natureza se encarregou de esculpir essas torres em formato de cone ao longo de milhares de anos.   
Diz a lenda que os primeiros habitantes de Kandovan se mudaram para lá no séc. XIII para escapar da invasão do exército mongol. Eles cavaram esconderijos nas rochas vulcânicas, mas finalmente decidiram se estabelecer nessas cavernas que eles gradualmente desenvolveram e transformaram em edifícios de vários andares. Elas se tornaram um excelente abrigo, além de proporcionar um isolamento eficiente contra o frio rigoroso do inverno, assim como o calor do verão. Desde então, muitas gerações de seus descendentes continuaram vivendo nas mesmas casas. Algumas dessas casas existem há pelo menos 700 anos de idade e ainda são habitadas!
Para quem deseja se hospedar em Kandovan, no centro da vila há um hotel 5 estrelas escavado nas rochas chamado Kandovan Laleh Rocky que é uma espécie de irmão menos famoso do Cappadocia Cave Hotel, na Turquia e o segundo hotel deste gênero no mundo. Mas não pense que as únicas atrações de Kandovan se resumem a habitações trogloditas. O vilarejo está localizado em um vale verdejante de paisagem espetacular onde há plantas selvagens e nascentes de águas medicinais que segundo acredita-se tem a propriedade de curar doenças renais. Nem precisa dizer porque Kandovan é chamada de “Capadócia da Pérsia”, só não tem passeio de balão… Mas  tudo bem, que tal um passeio de teleférico?

Chegando em Kandovan
Um paraíso verdejante
Passeio de nas alturas, teleférico em Kandovan
Vilarejo iluminado à noite
Lojas de artesanato tradicional
O aspecto sóbrio do vilarejo durante o dia
Casas nas rochas habitadas há mais de 700 anos
Interior de uma casa tradicional em Kandovan 
Kandovan Laleh Rocky, um hotel 5 estrelas nas rochas

(Baseado em Payvand)

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Oi Janaina,
    A "Capadócia Persa" é muito linda!
    Obrigada por compartilhar mais uma maravilha das terras iranianas.
    Abraço,
    Ana.

  2. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    Superinteressante!
    E mais…quando leio suas postagens encontro paixão em suas palavras. Diria melhor, pulsão, que é a essência da vida.
    Continue assim!!!!

    Ah, no post de hoje, lembrei-me de ti…por que será? Veja ao video lá…
    Beijos e abençoada sexta-feira.

  3. Anônimo

    Obrigada pelas boas-vindas no Google+
    🙂

  4. Janaina Elias

    Salam Ana! É uma pena que não se dê tanto destaque ao Irã quanto a Turquia né? Eu que a agradeço por acompanhar o blog sempre!
    Um grande abraço!

  5. Janaina Elias

    Salam Denise jan! Fico muito feliz que consiga transmitir minha paixão por meio das palavras. Espero seguir assim por muito tempo. Pulsão me parece uma palavra forte, mas acho que define bem o que sinto!
    Bauses!!!

  6. Anônimo

    Janaina, seu blog é muito rico de informações! Estou programando uma viagem para o Irã por isso, sempre o consulto.
    Fiquei interessada no passeio de teleférico em Kandovan…devemos tomá-lo no próprio vilarejo? Dá para se ter a vista aérea do vilarejo? Pela foto que você publicou, a vista parece ser de outra cidade.
    Um abraço e obrigada por compartilhar seu blog.
    Fumie (São Paulo)

  7. Anônimo

    Janaina, obrigada pela sua atenção e retorno.
    Abraços com carinho .
    Fumie

Deixe um comentário