![]() |
No vilarejo de Masuleh, província de Gilan |
Como vocês podem observar no mapa abaixo, visitei 12 cidades em 21 dias! Assim vou descrever o meu relato nos próximos posts para quem quiser se inspirar no meu roteiro. Mas lembrando que: fiz este percurso com ajuda de meus amigos iranianos e fiquei hospedada na maior parte do tempo em casas de família.
Provavelmente você não irá encontrar nenhum pacote turístico com cidades como Karaj, Talesh ou Qom, uma vez que essas foram minhas escolhas pessoais com o objetivo de encontrar os amigos. Meu roteiro, incluindo vôos e hospedagens em cidades onde eu não tinha casa, foi cuidadosamente planejado por uma de minhas amigas que tem anos de experiência com turismo no Irã. Porém, como nem tudo é perfeito, acabei sem querer tendo alguns contratempos, perdendo muito tempo em uns lugares enquanto em outros tive que me apressar por causa das reservas de vôos…
Algo importante que você deve levar em conta quando visitar o Irã são os feriados e sexta-feiras (dia de descanso) quando a maior parte do comércio, museus e mesquitas estão fechados para visitação do público. Sim, aconteceu comigo! Dei com a cara no portão do túmulo de Hafez em Shiraz (feriado) e do palácio Chehel Sotun em Isfahan (sexta-feira), o primeiro felizmente ainda consegui visitar no outro dia, o segundo ficará para a próxima viagem…
Outra coisa muito importante, se você está hospedado em casa de famílias, deve levar em conta que eles podem ter outros afazeres durante os dias úteis. No meu caso, meus passeios incluíram também escritório, mercado, hospital, escola…
![]() |
Mapa da minha rota de 21 dias no Irã |
Salam, Jana Jan!
parabéns pela escolha do roteiro! Fico feliz em ver seu rosto iluminado por um sorriso de realização.
EStou aguardo sua visita no meu Oásis do Khaleeji,
Bause Kbir!
P.S: você fica linda com o hijab!
Jana, você está linda emoldurada por esta montanha verdejante!
Fiquei feliz em ler o roteiro e já me familiarizar com algumas cidades iranianas, graças a ti.
O melhor da festa deve ter sido mesmo conhecer lugares cotidianos como escritório, mercado, hospital, escola. Desses espaços vivos, apenas se apreende vivenciando…
Um abraço.
Salam Denise jan! Ainda estou tentando voltar ao ritmo das blogagens! Obrigada por suas palavras de carinho!
Bause!
Salam Cris, feliz por ver vc aqui acompanhando minhas postagens!
Realmente,tive o privilégio de experiencias únicas, fora do lugar comum do turista, graças a meus amigos!
Beijos!!!
Janaína! Que maravilhoso! Que viagem! Vou ler esse texto sobre sua jornada quatrocentas mil vezes para tentar sentir tudo! E também para começar a me preparar desde já para quando eu puder fazer o mesmo (se Deus quiser). Eu tenho tantas perguntas a fazer a você! Nem sei por onde começar! Voltarei aqui algum dia que estiver mais sossegado. Meus parabéns e um abração para você!
Dorud, amigo Fereydoun! Obrigada de coração! Você é mais do que bem vindo! Pode perguntar o que quiser, terei o maior prazer em responder!
Um super abraço!
Parabéns pelos seus comentários Janaina. O Irã faz parte de destinos que quero conhecer em breve.