Expectativas dos Leitores Amigos da Pérsia


Salam, amigos da Pérsia! Como tempo passou rápido! O nosso “Chá” já tem um ano de vida e como vocês notaram eu andei fazendo algumas mudanças no layout para deixá-lo mais dinâmico e agradável. E em primeiro lugar quero agradecer a todos que votaram nesta enquete:

O que mais espero do blog em 2013?

Postagens diárias
  8 (33%)
O filme do mês
  6 (25%)
Aulinhas de persa
  12 (50%)ll
Dicas de turismo
  8 (33%)
Notícias do Irã
  12 (50%)ii
As pesquisas, conforme vou comentar a seguir, também são uma forma de interagir com os amigos leitores que acompanham os posts, mas se sentem acanhados para comentar. O resultado da votação me ajudará a definir o que será feito do blog a partir de agora, afinal “a voz do povo é a voz de Deus”. Bem, vamos aos resultados: 
Postagens Diárias (33%)
Embora alguns leitores sejam ávidos como eu por assuntos da Pérsia, outros estão chegando agora. Então me perguntei, será que todo mundo lê o blog todo dia? A não ser que acompanhe só o Chá-de-Lima, o que acho praticamente impossível, a resposta é certamente “não”. Se eu escrevesse todo dia, seriam feitos posts mais curtos e consequentemente, mais superficiais. Cheguei a seguinte conclusão: Quantidade não é qualidade, blogs com conteúdo interessante nem sempre são atualizados todos os dias. A meta para este ano é no mínimo 3 a 4 posts semanais, para não deixar tantas lacunas. Pelo menos um deles vai ser uma pesquisa mais abrangente (post quilométrico) e os demais serão mais visuais e ilustrativos com vídeos e fotos.
O Filme do Mês (25%)
O resultado da votação mostra que o público não é feito exclusivamente de cinéfilos amantes da 7ª Arte Iraniana. Por isso, o filme do mês vai continuar sendo o filme do mês. Há um tempinho atrás, nossa página de Cinema era feita com uma lista enorme de links com filmes legendados em inglês e espanhol e uma ínfima parte em português. Infelizmente tive que tirar a maioria dos links porque alguns  foram removidos do canal do Youtube e era uma tarefa muito chata ter que conferir quais links ainda funcionavam. Mas em novembro passado, os filmes começaram a ser  publicados através do canal de um dos nossos amigos do blog e assim não corremos o risco de ficar sem os filmes. E o que é melhor, todos com legendas em português! Ah, amigo cinéfilo, duvido que você vá ao cinema assistir mais de 12 filmes iranianos por ano! Um filme por mês tá de bom tamanho, né?
Aulinhas de Persa (50%)
Estou muito surpresa com esta votação! Não sei como, mas o resultado mostra que tem muito brasileiro interessado em aprender persa! Também gostaria de agradecer pelos comentários dos amigos que começaram a se interessar pelo idioma do Irã através do blog. Devido a falta de materiais sobre essa língua em português, acho que nossos estudantes heróis merecem um upgrade. As aulinhas de persa têm sido basicamente um material de apoio e vocabulário, mas de agora em diante, vamos aprofundar um pouco mais o conteúdo com diálogos e noções básicas de gramática. Mas tudo em doses homeopáticas. Afinal eu também estou estudando essa língua e me esforçando para dividir o que aprendo com vocês!
Dicas de Turismo  (33%)
As dicas de turismo aqui, continuam sendo posts sobre as cidades e atrações turísticas do Irã e também algumas orientações sobre como os turistas devem se comportar nas terras da Pérsia. Estou tentando reunir relatos de viagens de alguns brasileiros que já foram para o Irã, assim as informações ficam mais confiáveis. Eu sempre procuro dar mais enfase ao turismo cultural, mas deixando claro que existe turismo pra todos os gostos no Irã, desde esquiar nas montanhas nevadas e velejar no Golfo Pérsico até tirar fotos nas ruínas de Persépolis e fazer compras no Bazar de Isfahan. 
  
Notícias do Irã  (50%)
Surpreendentemente, assim como aprender persa, o que os leitores do Chá-de-Lima mais querem é saber o que está acontecendo lá nas terras da Pérsia. Mas, o fato é que este não é e nem pretende ser um blog de notícias. Se você está procurando notícias sobre o programa nuclear iraniano ou a próximo condenado à execução não encontrará nada disso aqui. Este é um blog de cultura, e procura trazer notícias que raramente são apresentadas na mídia mainstream com o foco para manifestações culturais e sociedade. Sempre vale a pena reforçar que a blogueira Janaina Elias não é afiliada a nenhuma filosofia religiosa e nem a ideias políticas, também não me declaro “anti-coisa nenhuma” e procuro manter sempre uma opinião neutra e esclarecer os fatos de acordo com o ponto de vista de quem dialoga com pessoas do Irã. 
Estou me esforçando também para atender alguns pedidos de postagens que chegam por e-mail. Se ainda não escrevi sobre um assunto que você queira saber, por favor, não deixe de enviar sua sugestão através da página de Contatos. E se você já cansou de esperar algum post que eu ainda não escrevi, por favor, não puxe a minha orelha, afinal pesquisar sobre a cultura do Irã exige bastante dedicação! Crescer é gerar expectativas, minha gente!
Um grande abraço a todos e continuem adoçando o Chá-de-Lima da Pérsia!

Deixe um comentário