Cinema Iraniano: Antes da Lua Cheia

FILME DO MÊS: Uma viagem  pela fronteira do Curdistão entre Irã e Iraque, onde a arte  tenta resistir até o último suspiro.

O colorido de Antes da Lua Cheia, quarto filme do iraniano de origem curda Bahman Ghobadi, contrasta com a desolação da paisagem e das pessoas que passam pela tela ao longo desse road movie. O protagonista é Mamo, um músico veterano que viaja do Irã para a região curda do Iraque, onde pretende dar um show. Ele junta seus filhos em um ônibus escolar e viaja de uma região a outra acreditando que os rapazes, de várias idades, poderão ser os membros da banda. Mas também tem certeza de que necessita de um vocal feminino para completar a apresentação, mas isso é proibido no Iraque.
A jornada de Mamo, no ônibus guiado por um sujeito, dono de um galo que participa de brigas, tem momentos quase surreais. Mas a realidade, sempre cruel, sempre retorna para lembrar que o mundo não é belo, ao menos, não o tempo todo. Ainda assim, o protagonista encontra forças e muita energia para seguir firmemente em seus objetivos. Encontra-se uma cantora, mas é preciso escondê-la, quando o ônibus é barrado por policiais. Na fronteira, é necessário mostrar os passaportes – e nem todos os membros da viagem têm o documento. Chegam a uma vila, que parece perdida no tempo e talvez tenha sido completamente abandonada pelos habitantes. Uma única moradora, uma senhora bem idosa, explica o que aconteceu. Já outra mulher, chamada Niwemang (o título original do filme, que significa algo como Lua Crescente), tem uma voz que parece ter o poder de despertar os mortos. Ela é interpretada por Golshifteh Farahani, de Procurando Elly.
Momentos como esses compõem o painel que Ghobadi traça da fronteira entre o Irã e Iraque atual. Embora o filme seja de 2006, pouco depois da queda de Saddam Hussein, em 2003, Antes da Lua Cheia não poderia ser mais atual.
(Créditos: Cinema – IG)
Filme: Antes da Lua Cheia 
Irã/ Iraque/ Áustria/ França| Drama, Comédia, Musical | 107min.| cor
Legendado em português
Direção: Bahman Ghobadi
Título Original: Niwemang
Título em inglês: Half Moon
Elenco: Golshifteh Farahani, Ismail Ghaffari, Farzin Sabooni, Allah-Morad Rashtian, Hedye Tehrani 

O link para este filme foi removido, desculpem o transtorno. 
Agradeço quem tiver sugestões de links para assistir online. 

Este post tem 2 comentários

  1. Maci Nogueira

    Olá Janaina, gostaria muito de rever o curta-metragem mudo em que a moça é cega, qual é mesmo o nome dele? Bjs e obrigada

Deixe um comentário