1° de Maio: Dia das Mães e das Mulheres no Irã

É isso mesmo! Eu não errei a data nem estou publicando este post adiantado. Hoje realmente é o Dia das Mães e das Mulheres no Irã. Eu já tinha falado de outro dia dedicado às esposas e namoradas no mês de fevereiro, que é o Sepandarmazgan, e com tantas datas dedicadas às mulheres, você ainda acha que todo iraniano é machista e opressor das mulheres? 
Sabe-se que o  Dia das Mães é comemorado oficialmente em mais de 140 países ao redor do mundo em diferentes dias ao longo do ano e no Irã esse dia corresponde ao aniversário da filha do profeta Mohammad, Hazrat Fatima que nasceu por volta de 605 d.C (20 do mês de Jumada al-Thani do calendário islâmico que é lunar e não solar). Ela também foi a esposa de Ali, considerado o primeiro Imam dos muçulmanos xiitas (Veja também o post: Dia das Mães no Irã).

Neste dia os maridos agradecem as suas esposas e filhos agradecem as suas mães. As lojas e bazares ficam repletos de gente comprando presentes para as  mulheres mais importantes de suas vidas. Alguns fazem questão de dar presentes caros e aqueles que não tem muito dinheiro, dão presentes valiosos emocionalmente. Nem mesmo as crianças ficam de fora e guardam uma parte da mesada para comprar um belo presente para suas mães. Para os lojistas esse é um ótimo dia e os itens mais procurados são flores, artesanatos e roupas, mas as jóias estão sempre em primeiro lugar. 

(Baseado em PressTV)

Deixe um comentário