Atrizes iranianas: Shohreh Aghdashloo

Shohreh Aghdashloo

Shohreh Aghdashloo, é uma atriz aclamada pelo cinema mundial, sem dúvida uma mulher forte e deslumbrante com seu respeitável timbre de voz grave. Nascida em 1952 em Teerã, como Pari Vaziri-Tabar de uma família de xiitas ricos e seculares, aos vinte anos de idade, Shohreh se casou com o celebrado pintor iraniano Aydin Aghdashloo. A união duraria até 1980, quando ela se mudou para a Inglaterra. Em 1985 ela teve um novo casamento com o ator e dramaturgo Houshang Touzie do qual teve uma filha chamada Tara.

Shohreh começou a atuar aos vinte anos de idade. Em 1977, após ter interpretado vários papéis principais no teatro, foi convidada a estrelar o longa Gozāresh (“O Relatório”), de Abbas Kiarostami. Seu segundo filme foi Shatranje Bad (“Xadrez com o Vento”) de Mohammad Reza Aslani. Apesar de ambos os filmes terem sido exibidos em vários festivais internacionais, foram banidos no Irã. Em 1978, Aghdashloo estrelou Sooteh Delan (“Corações Partidos) de Ali Hatami e se tornou uma das atrizes mais reconhecidas de seu país.
Durante o período da Revolução Islâmica de 1979, Aghdashloo abandonou o Irã e foi morar em Windermere, uma cidade no condado de Cúmbria, no norte da Inglaterra onde completou se formou em  relações internacionais. No entanto, Shohreh Aghdashloo continuou tentando se estabelecer como atriz, o que a levou à Los Angeles no final da década de 80.
Aghdashloo fez sua estreia no cinema americano em 1989 em Guests Of Hotel Astoria. Sua estreia na televisão ocorreu no ano seguinte, numa participação em um episódio da série Matlock da NBC. Suas próxima participações na televisão americana ocorreram três anos mais tarde no seriado de Martin Lawrence na FOX. Naquele mesmo ano, fez Twenty Bucks, seu segundo filme em solo americano.
Após sete anos, Aghdashloo retornou à indústria cinematográfica no aclamado Maryam. Após ter feito o papel de uma atriz exilada em America So Beautiful (2001), Aghdashloo estrelou em Casa de Areia e Névoa, filme de Vadim Perelman que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2003.
Conheça alguns dos papéis mais marcantes de Shohreh Aghdashloo no cinema: 

O Apedrejamento de Soraya M.(2008) – como Zahra
House of Saddam  (2008) – como Sajida Khairallah Talfah
O Nascimento de Cristo (2006) – como Isabel
Casa de Areia e Névoa (2003) –  como Nadereh “Nadi” Behrani
(Baseado em Wikipedia)

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Salam, Jana Jan! Bom dia!

    Muito interessante saber da biografia da atriz.
    Não consegui assistir aos filmes no festival de cinema iraniano. Snifff…
    Bause Kabir!

  2. Janaina Elias

    Salam Denise jan! Aqui já é boa noite rsrs
    É uma pena que não tenha conseguido assistir o festival, mas como está crescendo a divulgação da cultura iraniana não vão faltar futuras oportunidades! Você tem algum amigo em Brasília? Lá está rolando uma exposição essa semana, como eu queria poder ir também.. Boos boos!

  3. Andressa

    Esse filme foi mesmo baseado em fatos reais?

Deixe um comentário