“Miniaturas Persas” Tridimensionais

Não se pode falar em arte iraniana sem conhecer as preciosas miniaturas persas, como são conhecidas as pinturas em pequena escala feitas há séculos e ainda hoje. Essas pinturas, além da função de ilustração literária também retratavam entre tantos outros assuntos, aspectos do cotidiano. Que tal conhecer algumas miniaturas diferentes, feitas com bonecos e maquetes tridimensionais representando alguns trabalhadores populares em suas respectivas oficinas e de quebra aprender algumas palavrinhas em persa? 
Sangaki ( padaria onde se faz o pão sangak)
Ahangari (oficina de ferreiro)
Mesgari (oficina de latoeiro)
Bazazi (loja de tecidos)
Miveh Foroshi (banca de frutas)
Qahveh Khuneh (Café)

(Imagens do site Shahrefarang)

Este post tem 0 comentários

  1. Dante

    Muito bonitas estas miniaturas!! Lembram aqueles dioramas (miniaturas que simulam o funcionamento de uma oficina de carros ou um box de Fórmula 1). Será que este tipo de miniatura é comum ou é específico de determinada região do Irã? Abraços e parabéns pelo blog!!

  2. Janaina Elias

    Olá Dante, infelizmente não encontrei informações de qual região são essas figuras. Mas creio que elas representam os diversos serviços existentes nos bazares tradicionais espalhados por todo o Irã. Abraços e obrigada pelo comentário!

  3. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    gostei da Arte.
    Aliás, a dimensão quando diversificada nos propõe ir além de nossa vã ociosidade visual, pois assim paramos de olhar somente para o mesmo ponto, ampliando nossa cosmovisão.

    Mil e um beijos do Khaleej.

  4. Janaina Elias

    Salam,Denise jan! Adorei seu comentário poético, vejo que você também tem uma grande sensibilidade e um olhar muito amplo sobre o mundo que nos cerca!

    Um beijo cósmico!

Deixe um comentário