O Futebol do Irã em Festa

Iranianos fazem festa nas ruas após a classficação para a Copa.
 Fotografia de Mohammad Shahhoseini
Parece que uma euforia geral está dominando as terras da Pérsia!  Poucos dias depois de irromper nas ruas para comemorar a vitória do novo presidente moderado Hassan Rouhani, agora os iranianos estão fazendo a maior folia com a notícia da classificação do Irã para a Copa do Mundo em 2014. O que mais chama a atenção é o tamanho dessas comemorações e demonstrações de patriotismo de dar inveja até mesmo a nós brasileiros! Os torcedores iranianos são tão loucos por futebol que quase todos aqueles que são exilados em outros países sempre estão dispostos a viajar aonde quer que seja para torcer por sua amada “Seleção Melli”.A pesar da história do Irã nas copas não ter sido tão brilhante, o povo deposita toda sua confiança que dessa vez a seleção comandada pelo técnico português Carlos Queiroz vai jogar a copa mais bonita de toda sua história! Conheça um pouco da trajetória desta seleção, e porque os iranianos tem tantos motivos para comemorar agora: 
Você sabia que…
  • A Federação Iraniana de Futebol foi fundada em 1920 e, desde 1945, é membro da Fifa. 
  • A seleção disputou sua primeira partida internacional contra o Afeganistão em 1941 com um placar de 0 x 0
  • O Irã foi a única seleção a vencer a Copa da Ásia três vezes seguidas (1968, 1972 e 1976) tento ficado em terceiro quatro vezes.
  • Em 1978, o Irã fez sua primeira participação em Copas, apesar de ter perdido dois dos três jogos da primeira fase contra a Holanda e o Peru, conseguiram um surpreendente empate diante da Escócia com um gol de Iraj Danaei Fard no fim do jogo.
Iraj Danaei Fard (1978), o primeiro gol iraniano na história das Copas 
  • Após a Revolução de 1979, o futebol foi praticamente negligenciado e durante meados dos anos 80 devido à incessante guerra com o Iraque. A Seleção desistiu de participar da Copa de 1982 e em 1986 recusou-se a disputar as eliminatórias por ter que mandar suas partidas em campo neutro (em outro país), o que era visto pela FIFA como medida de segurança.
  • Em 1989 a liga local é reestabelecida, entretanto ainda sofrendo com o cenário pós-guerra, falhou nas tentativas de se classificar para as Copas de 1990 e 1994.
  • No começo dos anos 90,  foram revelados novos talentos como Ali Daei, Mehdi Mahdavikia, Khodadad Azizi e Karim Bagheri; a geração que alcançaria a glória com a qualificação para a Copa do Mundo de 1998. 
Seleções do Irã e EUA em um gesto simbólico pela paz! (França/1998)
Ali Daei é o camisa 10 em pé na foto acima.
  • A primeira vitória do Irã em sua história nas Copas  foi contra os EUA (França/1998) , partida que  iniciou com muita ansiedade por ambas as partes devido tensão política entre os dois após a Revolução no Irã. No entanto, com um ato simbólico de paz, ambas as seleções posaram para fotos abraçados entre si e trocaram  flores antes do início da partida. (Viva o esporte!)
  • Em 2005, o Irã  e o Japão foram os  primeiros países a se classificar para a Copa do Mundo de 2006. A terceira aparição do Irã  em uma Copa também levou o povo à loucura!
  • Também em 2005, o Irã entra para o ranking  mundial dos Top 20 da FIFA em 13º lugar.
  • Em 2010 a seleção Iraniana não se classificou, mas um incidente chama a atenção.Em 2009, durante uma partida contra a Coreia do Sul que acabou em empate de 1×1, sete jogadores iranianos, incluindo Ali Karimi, entraram em campo usando faixas e munhequeiras verdes em favor do candidato à presidencia do Irã, Mir-Houssen Mousavi que era da oposição. Após o término das eliminatórias, sob forte influência política os jogadores que fizeram tal ato foram afastados da seleção.
  • Este ano, o Irã se classificou para a Copa do Mundo de 2014, tendo ficado em 1º lugar no seu grupo à frente de Coréia do Sul (também classficado), Uzbequistão, Qatar e Líbano. A vitória por 1×0 diante da Coréia foi garantida pelo jogador Reza Ghochannejad (camisa 16 da foto abaixo) aos 15 min do segundo tempo.
A Seleção iraniana atual, classificada para a Copa de 2014
Em pé: Ghuchannejhad, Teymurian, Jabari, Beykzadeh, Hosseini e Nekunam (Capitão);
Sentados: Beikzadeh, Shojai, Ahmadi (Goleiro), Sadeghi e Heydari

Confira o desempenho do Irã nas Copas do Mundo: 

1930 a 1970 – Não disputou
1974 (Alemanha) – Não se classificou
1978 (Argentina)- Classificado – eliminado na primeira fase
1982 (Espanha) – Desistiu
1986 (México) – Desclassificado por se recusar a jogar em campo neutro
1990 (Itália) – Não se classificou
1994 (EUA)- Não se classificou
1998 (França) – Classificado – eliminado na primeira fase
2002 (Coreia/Japão)- Não se classificou
2006 (Alemanha) – Classificado – eliminado na primeira fase
2010 (África do Sul) – Não se classificou
2014 (Brasil) – Classificado

Sites consultados: Wikipedia e Soccermond

Este post tem 0 comentários

  1. Matheus

    belo post Janaina!

    gostei muito de conhecer a história da seleção iraniana, muito bonito ver como este povo ama o futebol

    beijão

  2. Janaina Elias

    Salam amigo do Egito! Saudades de vc por aqui! Fico muito feliz que tenha gostado do post. Ainda me lembro que assisti a copa de 1998, a partida Irã x EUA foi inesquecível! Ops, quase revelei minha idade rsrs

    Beijo da Pérsia!

  3. Matheus

    HAHAHAHAHA nem faz tanto tempo assim hehehe u.u

    saudaaaaaaade dos seus posts! Faculdade começou há pouco mais de um mês e não tenho tempo de mais nada, mas sempre vou aparecer por aqui!

    beeeeijo!

  4. Anônimo

    Sejam bem vindos à Copa do Brasil. Boa sorte aos iranianos.

Deixe um comentário