Damavand: a montanha mais alta do Irã

Arash, lendário arqueiro atira sua flecha
do alto do Damavand
Você sabia? O Monte Damavand com 5610m de altitude é um vulcão adormecido e o ponto culminante do Irã e da Cordilheira do Alborz, localizado perto da costa sul do mar Cáspio (66km a nordeste da capital Teerã). Ele é considerado também a maior montanha do Oriente Médio e o maior vulcão da Ásia. 
Esta montanha grandiosa tem um lugar muito especial na mitologia persa, na literatura e na poesia ela é o símbolo da resistência iraniana contra as invasões estrangeiras. Segundo o Shahnameh, foi de lá que o arqueiro Arash lançou sua  flecha que delimitou a fronteira do Irã com os povos turanianos, e ali foi derrotado o demônio Zahhak pelas mãos de  Kaveh, o ferreiro e Fereydun. 
O monte Damavand também abriga algumas fontes termais com propriedades terapêuticas. A mais importante destas fontes está localizada em Abe Garm Larijan, no vilarejo de Larijan (não confundir com Lahijan). Além disso, no vilarejo de Polour no sul da montanha, se encontra o local favorito dos alpinistas  iranianos. Existem 16 diferentes  rotas de escalada, cada uma com um nível de dificuldade maior ou menor. Ali também se localiza a cascata congelada de Abshar Yakhi, com 12m de altura na altitude de 5100 que é a maior do Irã e do Oriente Médio. E as encostas do Damavand  abrigam uma grande diversidade de plantas e animais selvagens e aves raras.

Vestígios de atividade vulcânica no Damavand

Com as mudanças climáticas, o Damavand se transforma completamente. Na primavera, sua paisagem lembra os arredores do monte Fuji no Japão. Já no inverno ele se reveste totalmente de uma capa branquíssima de neve. Mas no verão ainda é possível ver alguns vestígios dessa neve sobre seu cume azul-esverdeado.

Damavand na Primavera
Damavand no verão
Damavand no Outono
Damavand no inverno

 (Site consultado: Wikipedia)

Este post tem 0 comentários

  1. Ezio An

    Belissima imagem.Merci

Deixe um comentário