O Irã que sofreu pelo Brasil

Torcedor do Sanate Naft Abadan, reza diante de uma bandeira do Brasil 
Salam amigos! Para celebrar o final da Copa em grande estilo, já que duas derrotas consecutivas do Brasil azedaram os humores de nossa grandiosa pátria, eu vou mostrar aqui quem são os “torcedores de verdade”: 
A foto acima diz tudo. Enquanto estávamos aqui os 90 minutos xingando nossa Seleção, para depois tudo virar piada nas redes sociais. Eis que eles, os torcedores de Abadan, no sul do Irã que são os adoradores do futebol brasileiro no outro lado do mundo e que tem um clube cujo uniforme tem as mesmas cores da nossa Seleção, ficaram tão tristes que fecharam até mesmo o comércio da cidade quando o Brasil levou a goleada histórica de 7×1 contra a Alemanha. 
O mais engraçado é que antes desta partida eu quase briguei (de brincadeira claro) com um amigo iraniano de oura cidade que disse que ia torcer pela Alemanha que é a seleção favorita dele desde pequeno. Argumentei em tom de deboche: “Ah é, alguma amiga alemã já foi aí te visitar?” Ele respondeu: “Sinto muito, o Brasil vai perder… o Brasil tem os melhores jogadores, mas a Alemanha tem o melhor time!”. Profético não? 
E por incrível que pareça, enquanto outros amigos iranianos vieram prestar sua solidariedade a mim, eu parecia a mais conformada. Após a eliminação do Irã na Copa, eles esperavam ver o Brasil brilhar. Estavam inconformados e queriam demonstrar que aprenderam a amar o futebol vendo o Brasil jogar. Diziam que: “o Brasil perdeu a partida, mas o título de País do Futebol ninguém pode nos tirar”. Eu respondia que para mim não importava o Brasil ter perdido ou ganhado, há muito mais coisas que amo em meu país e todos nós vamos dar muita risada disso depois. 
Depois daquele dia, eles ainda tinham esperança que o Brasil ia ficar ao menos com o terceiro lugar… Como diz o ditado persa:  “tudo que eu não gostava me aconteceu.” Até agora quase ninguém se pronunciou se irá torcer por Alemanha ou Argentina na final, parece que a Copa também acabou naquela terça-feira da semifinal para muitos dos nossos amigos iranianos…

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    superinteressante o seu relato.
    Um beijo

  2. Janaina Elias

    Salam Denise jan! Obrigada por compartilhar o seu carinho sempre! Não sei quantas visitas estou devendo ao Oásis do Khaleej, mas quando a vida voltar um pouco à normalidade passarei por lá para comermos umas tâmaras bem doces com chai! ^_^
    Boos boos!

Deixe um comentário