AVISO: sobre cópia de textos do blog

Prezados amigos: a partir de hoje os posts do blog Chá-de-Lima da Pérsia estão protegidos contra cópias. Antes que me perguntem o motivo, gostaria de esclarecer que tenho visto o conteúdo do blog, especialmente as páginas de turismo e cultura sendo integralmente copiados por outros sites sem o meu consentimento, alguns até mesmo sem citar a fonte. 
Acredito que a princípio a intenção dessas pessoas não é de me prejudicar, e muitos podem dizer que eu deveria me sentir honrada por ter meus posts copiados (não vou citar por quem). Eu também não posso negar que muitas vezes também copio e traduzo conteúdos de outros sites sobre cultura iraniana, especialmente em outras línguas, embora nunca deixe de mencionar os links dos quais foram tirados. 
A diferença é que não copio integralmente o conteúdo destes sites e faço o esforço de sempre ler e traduzi-los em uma linguagem mais acessível. Portanto eu me sinto no direito de exigir sim que seja creditada a minha autoria aos posts, porque se eu não tivesse essa dedicação, grande parte dos leitores não teriam muitas opções de informações sobre a cultura do Irã em língua portuguesa. 
Peço por gentileza que não interpretem como arrogância a minha decisão de proteger o blog. Eu tenho sim o maior prazer em compartilhar todo o conhecimento que tive o privilégio de adquirir graças a todos que apoiam e respeitam meu trabalho. Mas nada é mais frustrante do que ter um conteúdo que você levou horas, até dias para pesquisar, traduzir e/ ou produzir copiado e colado em um piscar de olhos por quem muitas vezes nem se deu ao trabalho de ler o texto na íntegra. 
Por isso a partir de hoje, se alguém tiver o interesse de utilizar algum conteúdo do Chá-de-Lima da Pérsia  em outro site ou blog, peço a gentileza de entrar em contato comigo por e-mail e dizer quais textos gostaria de usar. Entretanto será permitido utilizar parcialmente o texto com um link de direcionando para o blog. 
Conto com a compreensão de todos, qualquer dúvida é só entrar em contato! 

Este post tem 0 comentários

  1. gilson sampaio

    Querida Janaína,
    Não me cabe discutir a sua decisão, apenas lamentar pela perda de uma das poucas fontes, senão a única, de 'desdemonização' do Irã. Pra você ter uma idéia, costumava escrever "O Irã não é uma caverna de lagos sulfurosos e fogo" antecedendo o título original dos seus textos, achava que era uma forma de 'humanizar' a imagem distorcida da mídia ocidental.
    Grato por esse tempo de ctrl-c e ctrl-v.
    Foi muito bom enquanto durou
    Beijos e parabéns pelo seu trabalho.

  2. Janaina Elias

    Caro Gilson,
    Espero que tenha compreendido a minha necessidade de proteger meu trabalho. Eu tenho acompanhado as postagens que são compartilhadas em seu blog e sei que você sempre respeita a minha autoria. No entanto, há pessoas que não o fazem. Por esse motivo estou controlando o acesso ao meu conteúdo. Se quiser utilizar um dos textos do blog por favor entre em contato comigo.
    Muito obrigada por sua intenção de assim como eu tentar desmistificar o Irã!
    Bjs

  3. Star Kaur

    Pois é minha querida Janaina, estou passando pela mesma situação e entendo a decisão, para voce ter uma ideia meu texto sobre umectaçao indiana foi parar em uma revista e os creditos dados à colunista! Um absurdo.
    Abraços!

  4. Janaina Elias

    Salam querida Star! Fico muito triste por você ter passado por isso. Eu sei bem o quanto tem gente mal intencionada que não tem um mínimo de criatividade e precisa plagiar o nosso trabalho para se dar bem…
    Se quiser saber como proteger o seu blog também, pode entrar em contato comigo!
    Bjs da Pérsia!

  5. Anônimo

    Salam Jana Jan! Que coisa mais chata em! Nossa, as pessoas querem sempre pegar o caminho mais fácil….de todos os blogs que conheço sobre o Irã, o seu é o mais puro, mais fidedigno e bom!
    Continua assim e quem adora seu blog, sabe bem dos seus textos!
    Sou fã!
    Beijosssss
    Lívia

  6. Star Kaur

    Salam Janaina!!
    Quero muito saber como posso proteger meu blog também. Vou falar com você através do e-mail!
    Beijos da India!

  7. Unknown

    Salam!! Estou adorando conhecer um pouco da cultura Iraniana, muito obrigada!!

    bjs
    Zilma

Deixe um comentário