Badab-e Surt: a “Pamukkale do Irã”

Badab-e Surt, província de Mazandaran

Badab-e Surt é uma das maravilhas da natureza, localizada a 95km da cidade de Sari, na província de Mazandaran, norte do Irã. Este cenário incrível consiste em uma cadeia de plataformas em forma de degraus de um mineral chamado travertino, formadas ao longo de milhares de anos pela sedimentação de carbonatos minerais dissolvidos pelo fluxo das fontes de água termais. 

A causa da formação das plataformas de Badab-e Surt são duas fontes minerais com características distintas, localizadas a 1840m acima do nível do mar. A primeira fonte contém águas extremamente salinas que formam uma pequena piscina natural. Esta água é considerada medicinal e usada especialmente no tratamento do reumatismo e doenças de pele. A segunda fonte tem águas de gosto amargo e sua cor é predominantemente alaranjada.
Locais similares a Badab-e Surt existem em outros pontos do planeta. Por exemplo, as fontes termais de  Mammoth no parque de Yellowstone, as Plataformas de Águas Brancas de Baishutai e Huanglong, ambos na China e o mais famoso de todos, Pamukkale na Turquia. Mas a característica que diferencia estas outras plataformas de águas termais, daquela que existe no Irã é a cor. Enquanto as demais são geralmente tem tons de branco e azul, as plataformas de Badab-e Surt são de um  tom que varia do alaranjado ao vermelho brilhante devido a presença de sedimentos de óxido de ferro.

Baseado em Amusing Planet

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Tudo bem, Janaína? Ano passado estive em Pamukkale. Fantástico. Essas formações são maravilhosas. Abraço, José Henrique

  2. Janaina Elias

    Olá José Henrique, prazer em ver seu comentário por aqui! Impressionante tantos lugares semelhantes entre Turquia e Irã, né? Assim como Kandovan é a Capadócia do Irã!
    Grande abraço

Deixe um comentário