Sizdah Bedar: encerramento do Nowruz com desejos dos Amigos da Pérsia

Salam amigos! Ontem foi celebrado o Sizdah Bedar, o 13º dia do Ano Novo persa encerrando o longo feriado do Nowruz. Entre as tradições deste dia, as famílias iranianas saem de casa para celebrar em meio à natureza e jogam fora o sabzeh, a plantinha que enfeitava a mesa do Haft-Sin, acreditando que este cumpriu a função de recolher todas as energias negativas que poderiam atrapalhar o curso do novo ano. É um dia propício também para as moças e rapazes solteiros pedirem por um novo amor e também para os agricultores pedirem pela benção da chuva. 
Enfim, para entrar em sintonia com as boas vibrações desta data, postei alguns dias atrás no grupo do Facebook, Amigos da Pérsia, a seguinte pergunta: QUAL É O SEU DESEJO PARA O ANO NOVO IRANIANO?
E conforme o prometido, estou publicando as respostas: 

A Cura do Câncer, Paz Mundial,Aceleração da Economia Global e Alimento aos Famintos da África e Crianças Livres do Trabalho Infantil Escravo (J.H. /From Brazil) 

Meu desejo é que as mulheres possam exercer de forma ampla os seus direitos,sendo cada vez mais respeitadas como cidadãs e que haja uma abertura maior no âmbito profissional para que elas possam trabalhar de forma digna,exercendo igualmente profissões que antes eram somente liderada por homens.O meu desejo é direitos iguais para homens e mulheres,como deve ser não só para o Irã em todos os lugares do mundo. (V.S. /Brasil – Rj )

Eu desejo, do fundo do meu , que parem com o preconceito em relação ao Irã! Desejo que o mundo abra os braços e receba o povo iraniano tão bem como o Irã já os recebe! Eu desejo ver cantoras iranianas cantando e se apresentando dentro do seu próprio país! Desejo que as pessoas tenham a iniciativa de conhecer a beleza, a História, a culinária, o artesanato, a cultura e a poesia do Irã! Eu desejo principalmente ouvir das pessoas, quando digo que nasci no IRAN, algo como: “- Que legal!”, ou: “Como é lá?!?”, ou até mesmo: “Deve ser um orgulho dizer que nasceu em um país tão belo e rico em História…”….sim, gostaria muito de ouvir isso ao invés de ouvir: “Que horror?”, e: “Vc é terrorista!! Kkkkkk (gargalhadas de deboche), e mais: “No país das gerras?!? Das bombas?!? (cara de espanto e terror). E como não podia faltar… Espero que as portas do comércio exterior se abram e que terminem as sansões econômicas impostas para o Iran! (K.M / Brasil)

Agradeço de todo coração aos amigos que enviaram as respostas acima. E quem quiser, fique à vontade para expressar seus desejos comentando aqui no blog! Desejo à todos um ótimo feriado com boas reflexões e muita harmonia! 

Este post tem 0 comentários

  1. Rogerio Monteiro

    Infelizmente o Irã é o maior patrocinador do terror no planeta hoje. É muito bonito o nouruz e tudo o mais na Pérsia. Mas a realidade do país não é bonita. Desejo que caia a ditadura islâmica no Irã, que é o que corrói a beleza de um país que, talvez seja o mais rico em cultura no mundo. Que se torne um país mais aberto para os estrangeiros. E que o povo possa escolher seus governantes independente da vertente política e religiosa que venham professar. Democracy now! No Islam!

  2. Janaina Elias

    Baseado em que você afirma que o Irã é o maior patrocinador do terror, Rogério? As notícias que vemos na mídia não dão conta de mostrar a complexidade da realidade no Irã. Se você visitar o país um dia, vai ver que ele é tão aberto quanto qualquer outro país para os estrangeiros. Eu viajei por 10 cidades do Irã sozinha muito tempo depois do Nowruz e contemplei beleza sem igual. Acessei os santuários islâmicos e fui hóspede de famílias muçulmanas, jamais fui tão bem tratada em toda a minha vida! Os iranianos podem sim escolher seus governantes, não é a toa que elegeram Hassan Rouhani, um clérigo moderado e assistimos recentemente o Irã voltando a dialogar gradualmente com o Ocidente.
    O Irã tem tantos problemas como qualquer outro país, mas ainda é um oásis de paz dentro do Oriente Médio.

  3. Unknown

    Obrigada Azizam por nos dar oportunidade para expressar nossos mais sinceros desejos de um ano de renovação… Inshallah dará tudo certo! 🙂 <3

  4. Janaina Elias

    Eu que agradeço Karla jan! Quanto mais desejarmos coisas boas, mas elas virão!
    Boos boos!

  5. Unknown

    QUE HONRA! Me senti honrada em ver a publicação de meu pensamento sendo impresso aqui por você Janaina Elias!
    Muito OBRIGADA LINDA e + NOVA AMIGA!
    Fiquei muito feliz!
    Desejo que todos os votos de todos que comentaram sejam fecundos,os quais futuramente poderão ser contemplados,vivenciados por todos sem exceção! Que Assim seja! Eu creio!
    bjs

  6. Unknown

    Corroboro as palavras transparentes e verdadeiras de Janaina Elias. Não existe nada igual. Não vou questionar uma visão deturpada como a de Rogerio Monteiro. Arquitetura bela, músicas belas. Pessoas alegres. Nada a
    ver com o fato de eu ser islâmica mas realmente é um paraiso abençoado desde a capital como as cidades , a comida. Visite e depois nos conte sua opinião. ´

Deixe um comentário