A provável origem persa dos 3 Reis Magos

Os Três Sábios da Pérsia visitam o menino Jesus, pintura de Hossein Behzad (1958) | Crédito: Islamoriente

Salam amigos! 6 de janeiro é o Dia de Santos Reis ou Epifania. De acordo com a tradição católica, teria sido nesta data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita dos três “reis magos”.
A palavra “mago” tem origem na antiga língua persa, Majusian, termo que designava os sacerdotes zoroastrianos. No relato, bíblico não há menção de que eles seriam “reis”, mas a tradição popular assim os definiu, por terem trazido presentes considerados muito valiosos: ouro, incenso e mirra.
Na Bíblia, no dia do nascimento de Jesus, eles aparecem como os magos que vieram do Oriente, seguindo a estrela de Belém. Portanto, Baltazar, Melquior e Gaspar, segundo a tradição, vieram da Pérsia, e eram provavelmente sacerdotes de Zoroastro. Obviamente, a peregrinação tinha alguma significância religiosa para estes homens, do contrário eles não teriam motivo para fazer uma viagem tão arriscada e demorada. E o que teria sido a estrela de Belém? Um fenômeno astrológico?

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém (Mateus 2:1)

Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.Mateus 2:7)

Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos.
 A Igreja da Natividade em Belém, foi construída em 329 no local em que a rainha Helena acreditava ter nascido Jesus. Em 614, esta igreja foi salva da destruição durante a invasão do exército persa à Terra Santa, por causa do mosaico que continham a imagem dos magos em trajes persas no piso da entrada do templo. Este acontecimento também mostra que de fato os 3 Magos eram representados como sacerdotes persas no Cristianismo primitivo.
O que nós sabemos sobre a origem dos 3 Magos, sugere que eles vieram ou da Mesopotâmia ou da Pérsia, e eram conhecidos como uma classe sacerdotal antiga e poderosa. Estes sábios que eram extremamente cultos, eram especialistas em várias disciplinas, incluindo medicina, religião, astronomia, astrologia, adivinhação e magia, e sua classe eventualmente se espalhou muito ao longo do Oriente.  Os magos persas eram considerados os mais religiosos e intelectuais; por isso os historiadores acreditam que os Magos do Natal eram persas, originários da Média. As tradições siríacas primitivas também dão a eles nomes persas.
Os Três Magos, mosaico Bizantino, c.565, Basílica de São Apolinário Novo, em Ravenha, Itália.
Na arte bizantina, os magos eram comumente retratados em trajes persas incluindo calças, capas e capuz
A edição inglesa do livro “As Viagens de Marco Polo” traduzido por Ronald Latham, relata o seguinte episódio:

Na Pérsia, foi na cidade chamada Saveh, da qual os três Magos saíram quando foram adorar Jesus Cristo. Aqui, também, eles estão sepultados em três túmulos de grande tamanho e beleza. Acima de cada sepulcro há um edifício quadrado com um telhado abobadado de grande refinamento artístico. Um ao lado do outro. Os seus corpos ainda estão intactos, e eles tem cabelo e barba. O primeiro é chamado de Baltazar, o segundo de Gaspar, e o terceiro de Melquior.
Messer Marco perguntou a vários dos habitantes quem eram estes magos; mas ninguém sabia responder exceto que eles foram três reis que estavam sepultados ali em dias passados. Mas finalmente ele descobriu o que eu vou contar agora.
Três dias adiante, ele encontrou a vila chamada Kala Atashparastan, que é conhecida como a “Cidade dos Adoradores do Fogo”. O que não é nada mais do que a verdade, pelo motivo de os homens dessa cidade adorarem o fogo.  E eu vou dizer porque eles o adoram. Os habitantes declaram que em dias passados três reis deste país foram adorar um profeta recém nascido e levaram para ele três oferendas – ouro, incenso e mirra – a fim de descobrir se este profeta era um deus, ou um rei terreno ou um guardião. Disseram: “Se ele escolher o ouro, ele é um rei terreno; se escolher o incenso, um deus; se escolher a mirra, um guardião.”
Quando eles chegaram ao local onde o profeta nasceu, o mais jovem dos três reis entrou sozinho para ver a criança. Ele achou que o menino parecia com ele mesmo, e que  tinha sua mesma idade e aparência. E ele saiu, sentindo-se maravilhado. Então, entrou o segundo, que era um homem de meia idade. E para ele também pareceu o mesmo, que ele tinha sua mesma idade e aparência. E ele saiu, estupefato. Em seguida, entrou o terceiro, que era o mais maduro, e para ele também aconteceu o mesmo que com os outros dois. E ele saiu profundamente pensativo. Quando os três reis estavam todos juntos, cada um disse para o outro o que viu. E eles ficaram muito impressionados e resolveram entrar todos juntos.
Finalmente, eles entraram todos juntos, e se colocaram diante da criança e o viram em sua aparência real; porque ele tinha apenas treze anos. Então eles adoraram o menino e ofereceram a ele o ouro, o incenso e a mirra. A criança recebeu as três oferendas e deu a eles um pequeno baú fechado. E os três reis retornaram para sua própria terra.
Após uma jornada de alguns dias, eles resolveram ver o que o menino tinha dado a eles. Abriram o bau e dentro havia uma pedra. Eles se perguntaram muito qual seria o significado daquilo. Quando os três reis viram que a criança recebeu as três oferendas, eles concluíram que ele era ao mesmo tempo, um deus, um rei e um curador. E uma vez que a criança sabia que os três reis acreditavam nisto, ele deu a eles a pedra como sinal de que eles deveriam ser firmes e constante em sua fé.
Os três reis, não sabendo porque a pedra tinha sido dada a eles, jogaram-na em um poço. Tão logo a pedra caiu, um fogo desceu do céu, caindo diretamente no poço. Quando os três reis viram este milagre, eles se arrependeram de ter jogado a pedra fora; e passaram a ver claramente o seu significado maravilhoso. Imediatamente eles pegaram algumas chamas deste fogo e levaram-nas para seu país onde puseram-na em um de seus templos, um edifício belo e esplêndido.
Eles mantiveram este fogo queimando perpetuamente e o adoraram como a um deus. E todo sacrifício e oferenda que eles fazem é queimado com este fogo. Se acontecer de este fogo se apagar, eles devem ir até um santuário onde outros adoradores que praticam a mesma fé, também mantenham chamas deste mesmo fogo para reacendê-la. Eles nunca substituem esta chama por outra que não seja esta da qual eu falei. Para encontrar este fogo, às vezes eles fazem uma jornada de dez dias.
Foi assim que as pessoas deste país passaram a ser conhecidas como “adoradores do fogo” E eu asseguro que eles são numerosos. Tudo isto foi relatado a Messer Marco Polo pelos habitantes desta vila; e é a mais pura verdade. Finalmente eu posso dizer que um dos três magos veio de Saveh, outro de Hawah e o terceiro de Kashan.

Painel de azulejos na entrada da Igreja Gerog, em Isfahan
 

🔎 Adaptado de conteúdos publicados nos sites: Bill Petro e Farsinet 

Este post tem 3 comentários

  1. Karla Mendes

    Estou boba com tanta informação Azizam!!! Amei conhecer e passar a saber de onde eram os 3 magos! Não sou cristã, mas respeito e admiro toda a trajetória de todos os Profetas da nossa história! Obrigada!!

  2. Veronica

    Olá! Janaína, como vai ?

    Vc mora no Rio? Eu e meu namorado ( que é iraniano ) acabamos de descobrir seu blog . Muito interessante!
    Se tiver pela cidade , podemos marcar de nos encontrar , tomar um chá (rs) ou chopp.

    Abraços

    1. Janaina Elias

      Olá Veronica! Tudo bem! Seja bem vinda!
      Eu não moro no Rio, moro perto de SP. Fico muito feliz que tenham gostado do meu blog!
      E de qual cidade do Irã o seu namorado e´? Você já me segue no Instagram?
      Abraços

Deixe um comentário