O novo visual do blog e uma historinha na nossa “casa de chá virtual”

Nova identidade visual do blog

Salam queridos amigos ávidos por chá e pelo sumo das limas-da-pérsia! Notaram algo diferente aqui na nossa chaikhaneh virtual?  Isso mesmo! O Chá-de-Lima da Pérsia estreando o ano com esse visual totalmente novo que a Moça do Chá, que também é designer gráfica nas horas vagas, fez com muito carinho para homenagear os 4 anos que o blog vai completar no dia 24 deste mês! 

Apresento também a nova identidade visual do blog: um novo logotipo mais estilizado e elegante, e a decoração da nossa casa de chá que agora tem luminárias de cobre do bazar de Isfahan que pendem do topo e um lindo tapete Tabriz de padrões nômades lá no rodapé do layout.  Os tons contrastantes de turquesa e terracota que sobressaem na arquitetura clássica também estão presentes relaxando nossos olhos, assim como os delicados traços de desenhos inspirados nas iluminuras e miniaturas persas. O novo menu principal no topo e um menu com ícones de categorias vai facilitar ainda mais a sua navegação no blog.  
Relembre os layouts que fizeram a história do blog Chá-de-Lima da Pérsia: 
Layout do blog de 2012 a 2014 
Layout do blog de 2014 a 2016
E neste começo de ano estou trabalhando mais do que samovar em casa de família iraniana para fazer deste o maior e mais completo blog sobre cultura iraniana em língua portuguesa e na medida do possível o mais atualizado também!  
Como também sou contadora de histórias nas horas vagas, gostaria de compartilhar com vocês um conto muito especial, e quem  ler até o final vai ter direito a mais uma rodada de chá por conta da casa! 
Era uma vez menina de uma cidade pequena que adorava ler. Em um tempo onde a internet não era assim tão acessível, ela era uma típica ratinha de biblioteca. Gostava de ler todo tipo de literatura, de romances de banca de jornal até enciclopédias. O prazer que a leitura lhe dava era algo tão grande e inexplicável que ela não conseguia parar de ler. Até mesmo durante as aulas na escola, quando ela terminava as lições, tinha sempre um livro sobre a carteira para ler até a aula terminar. Mas acontece que ela não se contentava somente com a leitura. Ela adorava imaginar aquilo que ela lia e de vez em quando transportar para o papel em forma de desenhos. E suas histórias favoritas eram os contos vindos do Oriente como as Mil e uma noites, ou até mesmo As Novas Lendas orientais de Malba Tahan. Foram estes livros que a transportaram pela primeira vez para um país chamado Pérsia… 
A Pérsia que a menina conhecia através dos livros era mágica! Era uma terra de lendas e aventuras, de magos e sábios eruditos como o astuto persa Beremiz Samir de O homem que calculava. A Pérsia era tão distante e desconhecida, mas por algum motivo ela adorava a sonoridade do nome de uma fruta cítrica chamada lima-da-pérsia. Um olhar descompromissado no verbete de uma enciclopédia a fez descobrir que a Pérsia, era o antigo nome do atual Irã. 
Mas o Irã… O Irã que lhe vinha a mente, era o Irã das notícias de TV. Um país fechado, cinzento e melancólico, dominado por velhos aiatolás, cuja imagem mais marcante era o de rostos emoldurados por véus e turbantes negros. Tão, tão distante da sedutora Pérsia dos livros de contos…
Um dia, ela viu um filme iraniano chamado O Balão Branco, e viu que o Irã também tinha outras cores além do cinza e negro. O Irã também tinha o Véu Azul e a Cor do Paraíso, aliás, também esses eram títulos de outros filmes que ela passou a gostar cada vez mais de assistir. Mas o Irã continuou ali, emoldurado pelo cativante mistério daquele cinema que a maioria dos espectadores ocidentais, fora do circuito dos artistas intelectuais considerava como “filmes parados”. Mas a nossa garota, gostava mesmo assim daqueles filmes. 
Anos depois, quando a internet se tornou acessível para ela, assim como para o mundo todo, o Youtube se tornou o seu maior passatempo. Nas férias, eram até três filmes iranianos seguidos!  Ah, nem preciso dizer que seu segundo maior passatempo era ler blogs. Ela seguia todos os blogs sobre islamismo, cultura árabe, cinema indiano, viagens à Turquia… Seu terceiro maior hobby, era estudar idiomas naqueles sites que era possível entrar em um chat e praticar os idiomas com pessoas do mundo todo. 
E foi assim, estudando árabe, turco e inglês, que uma porção de iranianos começaram a puxar papo. Ela dizia a eles que tinha vontade de conhecer todo os países árabes e a Turquia, mas o Irã… sei lá… apesar de assistir tantos filmes e documentários o Irã ainda continuava meio sinistro. Mas não custava nada tentar aprender a língua persa, já que ela já dominava o alfabeto árabe e a sonoridade da língua era muito bonita.
Mais alguns anos se passaram, e ela continuava mantendo contato com estes iranianos da internet. Eles eram pessoas tão amistosas, sensíveis e cultas que até a inspiraram a criar seu próprio blog sobre cultura iraniana! E foi quase como um sonho o dia em que ela finalmente pousou nas terras da Pérsia. Enquanto o avião aterrissava no aeroporto de Teerã, ela derramava muitas lágrimas, mas já não eram lágrimas de medo e sim da mais pura emoção…
Bem amigos, conseguiram adivinhar quem é esta menina da historinha? Muito prazer, sou eu! Janaina Elias, a “Moça do Chá” que hoje vos escreve! 
Com muito carinho e dedicação, a cada ano que passa eu me orgulho mais e mais de ter criado este blog que é uma fonte de pesquisa, entretenimento, amizades e tudo isso acompanhado de muita cultura!  Faltam nada menos do que 16 dias para comemorarmos o seu aniversário de 4 anos! 
E durante este mês vamos comemorar juntos com uma contagem regressiva muito especial! 
Por fim, quero expressar minha enorme gratidão a todos que me apoiam e ajudam na divulgação do meu trabalho! E vamos dar as boas vindas ao novo ano do Chá-de-Lima da Pérsia! 
Aguardem que em 2016 tem muito mais novidades! 

Este post tem 0 comentários

  1. Rodrigo

    Parabéns pelo belíssimo trabalho Janaina! Lindo blog!

  2. Janaina Elias

    Obrigada Rodrigo! É com muito carinho que faço este blog para todos os amantes da cultura! Seja bem vindo ao nosso Chá!

Deixe um comentário