“O Apartamento” é o segundo filme a ganhar o Oscar na história do cinema iraniano

O Apartamento, filme vencedor do Oscar 2017 de Melhor filme estrangeiro

Salam amigos! É com muita alegria que anuncio a notícia mais esperada pelos amigos cinéfilos da Pérsia! E o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai para… O Apartamentodo Irã! Pela segunda vez na história do país e na carreira do diretor Asghar Farhadi, que conquistou o prêmio em 2012 com A Separação. Mas porque esta premiação teve um sabor tão especial? Porque, apesar de todas as polêmicas que obrigaram o boicote do elenco e da equipe de produção iraniana, ela representou um triunfo da arte sobre as barreiras políticas. E certamente o cinema iraniano continuará a ganhar cada vez mais apaixonados ao redor do mundo.

Anousheh Ansari e Firouz Naderi, cientistas da NASA, recebem a estatueta de melhor filme estrangeiro em nome de Asghar Farhadi 
O diretor Asghar Farhadi não compareceu na cerimônia do Oscar, protestando contra as medidas de imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
“O Apartamento” derrotou “Terra de Minas” (Dinamarca), “Um Homem Chamado Ove” (Suécia), “Toni Erdmann” (Alemanha) e “Tanna” (Austrália) e conquistou na noite de domingo a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.
Representando o cineasta estavam dois iranianos-americanos: a engenheira Anousheh Ansari, conhecida por ser a primeira mulher turista espacial, e Firouz Naderi, ex-diretor dos sistemas de exploração solar na Nasa.
No palco, Anousheh leu um discurso escrito por Asghar Farhadi (…)
“Lamento não estar com vocês hoje. Minha ausência é por respeito pelas pessoas do meu país e das outras seis nações que foram ofendidas pela lei desumana que proíbe a entrada de imigrantes nos Estados Unidos”, afirmou, em nome do diretor.
“Dividir o mundo em categorias de ‘nós’ e ‘nossos inimigos’ cria medo”, disse, antes de ressaltar que os cineastas têm o poder de apontar suas câmeras para quebrar estereótipos e iluminar qualidades humanas que possam criar “empatia” entre as pessoas de origens diferentes.
“Uma empatia que necessitamos hoje mais que nunca”, concluiu.
 (Fonte: Terra
Emoção é a única palavra que tenho para descrever este momento, por tudo o que o cinema iraniano representa para o blog Chá-de-Lima da Pérsia e para minha vida! Parabéns aos iranianos, por mais uma conquista histórica, um prêmio mais do que merecido! 

O Apartamento, cujo título original em persa é Forushandeh (O Vendedor), na minha opinião, assinala que o diretor Asghar Farhadi se supera cada vez mais no gênero suspense. Sem falar nas atuações incríveis de Shahab Hosseini e Taraneh Alidoosti representando o casal de protagonistas que não deixam nossos olhos desgrudarem da tela. Para quem ainda não assistiu a esta obra prima, só posso dizer que é imperdível!  

>> Veja o trailer do filme:

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/jMqcPShWa_0″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Este post tem 0 comentários

  1. Pítias de Assos

    Assalamu Alaykum, Janaina! Também fiquei muito feliz pela indicação e mais uma conquista do cinema iraniano. Quando "A Separação" ganhou, também vibrei demais. Amo o cinema iraniano (um dos melhores, sem dúvida) e a cultura árabe. Mais e mais conquistas, e cada vez menos preconceitos. Salam.

Deixe um comentário