O rei Jamshid e as origens mitológicas do Nowruz

O rei Jamshid celebra o Nowruz em seu trono voador.
Ilustração do livro Shahnameh: The Epic of the  Persian Kings, por  Hamid Rahmanian
Salam amigos, estamos no 4º dia do Nowruz, a celebração do Ano Novo persa! Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o significado desta data do ponto de vista da mitologia iraniana. 
A maioria das fábulas e histórias do Irã consideram o período Pishda’dian como a primeira vez em que o Nowruz aparece na história. O reinado de Jamshid, o quarto rei desta dinastia, é considerado uma era de ouro, onde a fome, a miséria, e a velhice, e os maus sentimentos como a inveja não existiam. Há muitas referências a Jamshid e ao surgimento do Nowruz e a seus rituais na literatura islâmica persa. O poeta Ferdowsi, na sua obra Shahnameh (O Livro dos Reis) diz que quando Jamshid completou seus deveres como rei, sentou-se em seu trono imperial e todos os chefes e governantes reuniram-se ao seu redor e despejaram ouro e joias sobre ele. Jamshid nomeou este dia que foi o primeiro dia de Farvardin e o primeiro do ano, como Nowruz.
O históriador Ibn Balkhi (séc. XII) reconta a história da entronização de Jamshid durante o início da primavera: “Quando todos os chefes de estado se reuniram em Estakhar sob o comando de  Jamshid, na hora em que o sol e a terra se alinharam no equinócio de primavera, ele sentou-se em seu trono e pôs a coroa sob sua cabeça… celebrando este dia, ele o chamou de Nowruz e este dia foi  Hormoz Farvardin .” 
Há uma  famosa história citada pelo orientalista dinamarquês A. E. Christensen, a partir dos contos de célebres autores persas: “Jam ordenou aos demônios (divan) que fizessem para ele um trono […], eles carregaram Jamshid sentado sobre este trono do Monte Damavand à Babilônia em um único dia. As pessoas que viram o seu rei sentado sobre o trono e brilhando como o sol ficaram maravilhadas. Eles se perguntavam se havia dois sóis brilhando simultaneamente no céu. Este evento aconteceu no dia Ourmaz, do mês de Farvardin. Por isso, as pessoas o chamaram de Nowruz (literalmente ” novo dia”). A partir deste dia, eles acrescentaram a palavra shid, que significa brilhante ao nome de Jam, que então tornou-se Jam-shid.”
Por fim, o erudito Al-Biruni atribui o surgimento do Nowruz e sua celebração a renovação e restauração da religião pelo rei Jamshid. No entanto, ele acredita que os rituais e tradições do Nowruz são provenientes de uma  tradição mais antiga que este rei e escreve: “A razão do nome desta data é que durante a era dos Tahmures, os  Sa’ebeh (antiga ordem religiosa da Mesopotâmia) foram descobertos e o rei Jamshid renovou seu culto e considerou este como um grande dia, que tornou-se então o novo dia (Nowruz)…”
Além dessas, existem muitas outras histórias mitológicas sobre a origem do Nowruz que resultariam em uma enciclopédia. A importância do rei mitológico Jamshid na cultura persa também vai muito além do que foi citado aqui. Mas isso é assunto para outro post. 

(Baseado em Tavoos Art Magazine)

Continue comemorando o Nowruz com o Chá-de-Lima da Pérsia! Envie ou deixe nos comentários uma mensagem com o tema: Qual o seu desejo para o Ano Novo Iraniano de 1396? 

Este post tem 0 comentários

  1. Giulia

    Olá! Encontrei o seu blog fazendo uma busca no google de uma receita de Ghorme Sabzi… recentemente publiquei a receita no meu blog! Minha vó é iraniana e é minha única referência do país em português, portanto é uma alegria encontrar o seu blog com tantas informações! Com certeza voltarei mais vezes!!

Deixe um comentário