Jogos e brincadeiras de rua populares no Irã

Crianças iranianas também jogam bolinhas de gude
Salam amigos! Cada cultura tem suas brincadeiras preferidas e em um país tão vasto e antigo como do Irã, com sua variedade de climas e estilos de vida, encontramos também jogos e brincadeiras muito diversificados. Muitos destes, com uma pequena variação ou nomes diferentes são jogados em várias partes do Irã. 
Na antiga Pérsia, entre as famílias mais ricas, os pais geralmente ensinavam equitação, tiro e jogo de pólo para seus filhos. Até os tempos modernos, os jogos  entre os bairros eram importantes em termos de socialização e desenvolvimento psicológico. Com a modernização e industrialização,  mudanças radicais surgiram em todo o mundo, inclusive no Irã, fazendo com que muitos pais e filhos perdessem seu interesse pelas antigas tradições. Porém, mesmo com a grande disponibilidade de jogos eletrônicos modernos, as brincadeiras tradicionais ainda possuem um papel importante na cultura iraniana. 
Ao todo, existem cerca de 2.500 jogos registrados no Irã. Alguns desses jogos são encontrados em várias outras culturas ao redor mundo, e por isso são familiares para nós. Vamos conhecer alguns exemplos de jogos populares entre as crianças iranianas: 

1) “Flor, flor, qual é a flor?”: Este jogo é tradicional da província de Sistan e Baluchistão, sudeste do Irã):

Duas pessoas são escolhidas como chefes de duas equipes de cinco pessoas.  Os chefes das equipes escolhem o nome de uma flor sem que os outros participantes saibam. Então, eles perguntam aos membros de sua própria equipe um de cada vez: “Flor, flor, qual é a  flor?” Os jogadores devem tentar adivinhar o nomes da flor escolhida pelo chefe de sua equipe. A equipe vencedora  será aquela cujo membro acertou a resposta. Os membros da equipe perdedora devem pagar um “castigo” que os membros da equipe vencedora escolherem.

Meninas da província de Sistan Baluchistan jogando futebol

2) Tacada no gato: Este jogo possui diversas formas de jogar, de preferência em um campo ou grande espaço aberto. Cada jogador tem um bastão longo e um bastão curto (o gato). O objetivo é arremessar o bastão curto que está  no chão no ar, com uma tacada do bastão longo até uma linha de chegada. Cada jogador tem direito a três tacadas até alcançar a linha de chegada, e se não consegue acertar dá seu lugar ao próximo jogador.


3) “Acertar a cabeça” (bolinhas de gude):  Existem também várias versões deste jogo. As bolinhas são dispostas lado a lado. Com as bolinhas restantes,  pergunta-se a um dos  jogadores: “Qual cabeça será atingida, a cabeça direita ou a cabeça esquerda?” Se ele acertar a “cabeça” no lado que falou, recebe uma bolinha de recompensa , mas se a cabeça não for atingida, terá que tentar acertar na próxima jogada. 

Crianças jogando bola na praça Naghshe Jahan, em Isfahan
4) Solte o lenço:  Essa brincadeira é a mesma que o nosso famoso “corre-cotia”. As crianças se sentam em um círculo e uma delas passa pelas costas de todas segurando um lenço. Por fim, ela deixa cair o lenço atrás de uma das crianças e corre. A criança atrás de quem o lenço é deixado tem que tentar pegar quem jogou o lenço e tomar o seu lugar.
5) Mata-mata: Uma versão da nossa popular “queimada”. As crianças são divididas em dois grupos iguais. O atirador de cada equipe tenta acertar os da equipe adversária com uma bola. Quem for atingido pela bola sai do jogo. Se um dos membros da equipe conseguir segurar a bola, ele ganhará uma “vida extra” que pode usar para si mesmo doá-la para um dos amigos que foi atingido no jogo entrar novamente. 

6) Amarelinha: A amarelinha também é um jogo muito popular entre as crianças iranianas.Os números de 1 a 10 são escritos nos quadrados desenhados no chão com giz (nesta versão não tem a casa do “céu”). O jogador joga uma pedra em um dos quadrados e pula cada casa até chegar ao número 10, alternando entre  um pé e dois pés. A  pedra deve ser arrastada com um pé para outra casa. Se a pedra sair da linha ou o jogador pisar na linha, tem que passar a vez para o outro.

Um estilo de amarelinha das crianças iranianas

7)Tapa na mão: este é um jogo ótimo para testar o reflexo. Um jogador abre as mãos e o outro coloca as mãos sobre elas. Aquele que está com as mãos por cima tenta dar um tapa na mão do que está por baixo e aquele que perder fica no chão de bruços. 

8) Quente e frio: De olhos fechados o jogador tenta encontrar um objeto colocado a uma certa distância dele. Os outros jogadores usam a palavra “quente” quando ele se aproxima do objeto, e “frio” quando se afasta, direcionando-o. Quando o jogador encontrar o objeto a brincadeira continua com o próximo.

Crianças iranianas brincando de pular corda em uma vilarejo 
9) Jogo da lista: É uma versão do nosso já conhecido “stop” jogado com papel e caneta. Os títulos de nome, cidade, fruta, planta, artista etc. são escritos no papel. As letras são determinadas em ordem alfabética e todas são escritas por ordem. Aquele que escrever mais nomes diferentes de cada categoria com todas as letras ganha mais pontos e ganha o jogo.
10) De orelha a orelha: uma versão do nosso “telefone sem fio”. As crianças se sentam uma ao lado uma da outra. A primeira criança diz uma palavra para a próxima  que então sussurra o que ouve no ouvido do outro. A palavra é entregue até a última pessoa. A última criança grita o que ouve. Se a palavra estiver correta ela, passa para o começo da fila, mas se estiver errada, o jogo continua.
E você, já brincou de alguma dessas brincadeiras em sua infância? Conte nos comentários! 



(Adaptado de Destination Iran e Iran Daily)

Este post tem 0 comentários

  1. Unknown

    Oi Janaína!
    Nós adoramos o que você postou! Obrigada por responder a nossa pergunta de um jeito muito divertido! Muitos jogos que você escreveu aqui a gente já brincou!
    Continue escrevendo no seu blog para todos verem e gostarem ainda mais do Irã.
    Beijos,
    1ºG da escola Lourenço Castanho.

  2. Anônimo

    legal

Deixe um comentário