Cinema Iraniano: A Cor do Paraíso

Mais uma vez o diretor Majid Majidi  nos presenteia com uma história inesquecível em um cenário paradisíaco.

Salam! Hoje vou falar de um dos filmes mais belos e emocionantes que eu já vi: “A Cor do Paraíso” do diretor Majid Majidi. A história inicia em uma escola para meninos deficientes visuais de Teerã. É lá que estuda um menino inteligente e especial chamado Mohammed Ramezani  que adora “ouvir o canto dos pássaros”. Ao terminar o período letivo, Mohammed aguarda angustiado por seu pai que demora a vir buscá-lo enquanto seu professor tenta acalmá-lo.

No decorrer da história descobrimos que o pai do garoto é um homem viúvo que trabalha vendendo na cidade os tapetes que sua família produz no interior. Ao retornarem para casa, Mohammed é recebido com carinho por sua amorosa avó (Salameh Feyzi) e por suas adoráveis irmãs Bahareh e Hanieh em um cenário campestre cheio de flores, montanhas verdejantes e sons da natureza que são uma festa para os outros sentidos do garoto cego.
Uma das cenas mais interessantes é quando Mohammed chora e se esperneia para ir à escola de suas irmãs onde as aulas ainda não terminaram. Após muito insistir, o garoto é levado à aula onde surpreende a todos mostrando-se mais adiantado nas lições do que as outras crianças da escola rural que enxergam.
Enquanto isso, o pai de Mohammed está acertando um casamento com uma moça da vizinhança. Porém ele esconde da família da noiva que tem um filho cego. Por isso ele encontra um jeito de tirar o menino de casa, levando-o a um jovem carpinteiro também cego que o aceita como aprendiz, alegando que assim estaria “garantindo o futuro de Mohammed”.
Ao descobrir que seu neto foi tirado de casa, a avó inconformada sai de casa sob uma forte chuva e adoece gravemente. Após o falecimento de sua velha mãe, o pai de Mohammed se vê rodeado por uma série de infortúnios como o cancelamento de seu casamento e um acidente inesperado com seu filho. 
De uma forma geral, o filme nos leva de momentos de ternura a reflexões profundas, pois nem os sentimentos puros de Mohammed o impedem de perceber que seu pai o considera como um fardo, chegando ao ponto de questionar até mesmo se “Allah o ama”. Por outro lado sentimos a fraqueza do pai que em sua tentação à covardia, busca em primeiro lugar seus próprios interesses, com uma atuação digna de elogios do ator Hossein Mahjoub.
E neste cenário cheio de beleza natural e cores, o diretor Majid Majidi  nos oferece um belíssimo retrato do modo de vida dos artesãos do Irã rural e, através dos conflitos vividos por pessoas simples nos presenteia com uma história ríquissima e cheia de lições de vida.

A Cor do Paraíso (1999)

Irã| Drama | 90 min.| cor
Direção: Majid Majidi
Título Original: Rang-e khoda 
Título em inglês: The Color of Paradise
Elenco: Hossein Mahjoub, Mohsen Ramezani, Salameh Feyzi, Farahnaz Safari , Elham Sharifi, Behzad Rafi, Mohamad Rahmani, Morteza Fatemi , Kamal Mirkarimi

Este post tem 8 comentários

  1. David Lança

    Tive a honra de publicar este filme no meu blog, com um agradecimento especial a si, Janaína, de que copiei algumas das palavras que aqui escreveu.
    Obrigado por nos dar a conhecer tanta coisa boa.

    David Lança

  2. Li Oliveira

    POr favor… por favor… por favor!
    Coloca o Filme: A Separação
    eu não consigo encontra-lo
    Obrigada!

  3. Janaina Elias

    Obrigada David, é uma honra que me ajude a divulgar, já respondi ao agradecimento em seu blog!

  4. Janaina Elias

    Olá Lidiane, obrigada pela diga! Estou tentando consegui-lo ainda, mas vou colocar.
    Abraços!

  5. Fereydoun

    Janaína, eu tenho o "A Separação" aqui comigo. Está em formato mkv e a legenda está carecendo de sincronização. Também tenho "Bashu, o Pequeno Extrangeiro" no mesmo formato. Um filme emocionante que seria muito bacana colocar aqui. Também está em mkv e as legendas estão sincronizadas e embutidas. O que você acha de disponibilizar não apenas videos "streaming" para assistir on line, mas também links para fazer downloads em seu site?

  6. Fereydoun

    Gente, segue abaixo o link do arquivo de torrent para baixar o filme "A Separação". Prestem atenção: primeiro vocês deverão baixar o arquivo e guardá-lo bem; depois, deverão baixar um programa grutuito chamado uTorrent (aqui: http://www.utorrent.com/intl/pt/ ) e instalar ele; em seguida, vão dar um duplo clique no arquivo de torrent que haviam baixado antes. Automaticamente ele abrirá o uTorrent e começará a baixar o filme. Como é um arquivo de alta qualidade, vai demorar para baixar, dependendo de sua largura de banda. O arquivo tem 4,36 Gb, mas vale a pena. É um filme inesquecível.

    A Separação: http://www.mediafire.com/download.php?yhg2it2g35g2gqg

  7. Fereydoun

    Também tenho "Filhos do Paraíso" legendado aqui comigo. Seria importante ter aqui.

  8. Janaina Elias

    Salam Fereydoun, obrigada pela preciosa dica. Na verdade é outra pessoa que faz o upload e me disponibiliza os filmes, eu particularmente não manjo muito de baixar filmes na internet. Planejamos colocar aqui em breve o filme "A Separação", atendendo a muitos pedidos… Se você tiver outros links pode me mandar por email aí disponibilizamos a lista em um post, ok?

    Grande abraço!

Deixe um comentário