“O que é certo e o que é errado”, cartazes para os jovens iranianos

Vejam que divertidos estes cartazes de rua de Teerã com mensagens educativas pra lá de descontraídas, ensinando aos jovens  sobre “o que é certo e o que é errado” segundo os códigos de moral da sociedade iraniana. O conteúdo dos textos apela especialmente para os “amigos de verdade” não deixarem o outro fazer o que é considerado imoral, principalmente se tratando de imitar o estilo de vida dos jovens ocidentais. Mas, cá entre nós, será que a moçada de lá acha alguma graça em seguir essas regrinhas ou curte mais ser rebelde?

Amiga que  é amiga, não te deixa andar por aí mostrando o cabelo!!

Não se misture com esse “tipo” de meninas!

Meninos, nada de cortes de cabelo imitando esses caras!

Vestir se de maneira inadequada pode manchar sua reputação…

Amigo de verdade não te chama para a uma festa com meninas!!
Comentário: Bem, a princípio achei essas imagens bem divertidas, mas com certeza algumas pessoas podem interpretá-las como uma crítica irônica aos costumes conservadores da religião islâmica. No entanto, prefiro ressaltar que religião e cultura são coisas diferentes e cabe a cada um saber separar o que é “certo ou errado” de acordo com sua crença pessoal sem pré-julgamentos do que é melhor ou pior. Na verdade a intenção dessa postagem é apenas mostrar o curioso dilema  que muitos jovens iranianos, especialmente nos centros urbanos, enfrentam com a influência da chamada cultura ocidental cada vez mais presente no modo de  vida deles. Uma vez que a religião islâmica determina códigos de vestimenta e de comportamento que primam pelo recato e a modéstia, a tendência dessa nova geração de iranianos é cada vez mais aderir as novas tendências como manifestação de uma desejada abertura de seu país ao ocidente.
Imagens do site  Persian Mirror

Este post tem 0 comentários

  1. Conexão Oriente

    Salam Janaina !!!

    É verdade não devemos confundir cultuta com religião … e isso é o que mais acontece por aqui !!! Quanto a vestimenta eu gosto do estilo da meninas iranianas se vestirem pois já li vários artigos sobre moda e também via muita menina de lá na Turquia, pelo menos no aeroporto !!1

    Bjus

  2. Conexão Oriente

    Salam Janaina !!!

    Eu gosto muito do style delas é diferente !!! Tem umas que abusam mesmo mas eu acho que a beleza vem disso do modo que cada povo gosta de se vestir !!!
    As mulheres no Oriente são muito vaidosas, outro dia tava conversando com meu habibi e a familia e minha cunhada a Rania tava me perguntando quanto ta o preço do ouro aqui, por que na Síria subiu muito.
    Veja só mesmo em guerra elas não perdem a vaidade, a vontade de ficar bonita …. as moças do oriente não querem nem saber de ficar mal vestida, sem um ouro !!!
    Falei p ela que vou comprar um mimo pra ela !!!
    eu já tinha visto este post sobre a minas no metro.

    Bjus

  3. Janaina Elias

    Sim Andréia, concordo plenamente com vc! Tb acho que a beleza vem da diversidade e da forma particular que cada um tem de expressar seu jeito de ser para o mundo. Não sei se estou certa, mas venho notando que a vaidade da mulher árabe e oriental não é a busca de padrão estético somente para atrair o homem ou aparentar status, como vemos muitas vezes aqui no Ocidente. Elas gostam de adornos,peças e acessórios buscando valorizar o que cada uma já tem de belo, mesmo as mulheres mais simples tem um estilo muito legal … muito bacana essa história das suas cunhadas, temos que desejar muita força e alegria para quem está passando por um momento tão difícil em seu país … mande um beijo meu para a Síria tb!!

    Bjos

  4. Conexão Oriente

    Salam Janaina !!!

    Isso vem desde de pequenas … vejo as sobrinhas dele todas cheias de coisinhas, gostam de usar aneis, pulseiras e roupinha bonitinha….
    Eu acho lindo o jeito delas se vestirem e os adornos e maquiagem….
    Lembro que certa vez la em Damasco, tava na casa da mãe dele e pedi a cunhada pra ver o cabelo dela e quando tirou o véu, vi que ela tinha um cabelo muito bem cuidado e bonito.
    ela trabalhava com moda em uma loja de lingerie no shopping e ja tinha feito treinamento fora.
    Eu ainda tenho muito que aprender com elas !!!

    Bjus

Deixe um comentário