Algumas especialidades culinárias do Irã

Salam amigos! Para alegrar o final de semana, vamos falar de comida! Este é o tipo de postagem que só me dá água na boca… porém, infelizmente não é tão fácil encontrar estas receitas aqui no Brasil.  Mas vale a pena conhecer  algumas especialidades culinárias das terras da Pérsia, e se um dia você tiver a oportunidade de visitar um restaurante iraniano pelo mundo, já sabe o que pode pedir!

Falafel  de Abadan: embora o Falafel seja uma comida típica árabe, ele também pode ser encontrado no sul do Irã, especialmente na província de Khuzestan. Após guerra Irã-Iraque na década de 80, muitas  habitantes desta província próxima do Golfo migraram para outras regiões do país onde começaram a vender seus alimentos típicos, tornando o falafel popular em muitas outras cidades do Irã. 
Klucheh Fuman: Para quem gosta de docinhos! Esses são os tradicionais bicoitos Klucheh da cidade de Fuman, no Noroeste do Irã.São feitos com uma massa que leva nozes e polvilhados com canela. Parcem deliciosos, não?
Sosis Bandari: Este é um outro prato típico bandari, ou seja,  do sul do Irã. É feito com salsichas ao molho de tomate condimentado e batatas. Acreditem, tem gente que come isso no café-da-manhã!
Khoresh Aloo-bo-Morgh: Esta receita é o famoso frango com ameixas, servida com um arroz torradinho tahdig.
Halim Bademjan: esta é a deliciosa pasta de berinjela com um creme chamado kashk e outros condimentos mágicos. Esta receita  não tem absolutamente nada a ver com o baba-ghanuj árabe, embora seja servida quase do mesmo jeito, acompanhada de um pãozinho fininho lavash. Esta da foto foi feita pela cadbanou Nasrin e eu tive a oportunidade de saborear  e confesso que mais uma vez aprovei o paladar persa!

Estes são apenas alguns exemplos diferenciados da culinária persa que eu capturei pelas redes sociais. Nos próximos posts vou divulgar algumas receitas, mas devo lembrar aos mestre-cucas aventureiros que nem todos os ingredientes são encontrados em nosso mercado nacional. Espero que tenham gostado e que um dia todos  tenham a oportunidade de provar também! 

* Todas as fotos exceto a última foram tiradas da comunidade do Facebook Be familiar with real Iran

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    que delícias iranianas! Vamos saborear todos esses pratos por lá um dia! Insh´Allah!
    Mas conheço e já comi muito (o que me engordou até,rs) os doces Klucheh. É que havia uma senhora em um shopping perto daqui que fazia esses doces. Ela era árabe, mas você sabe que a mistura é grande! Igual ao Bademjan que se parece com o Babaganush, rsrsr
    Adoro frango com algo doce. Já comi peito de peru com maçãs derretidas, hummm…É muito bom.
    Beijos

  2. Janaina Elias

    Salam Denise jan!
    Eu quero mesmo é saborear todas essas delícias na companhia de grandes amigos!Confesso que fiquei babando por esse falafel e por esses biscotinhos rsrsrs Realmente, apesar da culinária persa ser bem exclusiva e marcadamente regional, há outras influências dos países vizinhos que dão ainda mais sabor!
    Apesar da semelhança o sabor do bademjan é bem diferente, por causa desse molho e das especiarias exóticas. Mas amo de paixão a culinária árabe!!
    Beijo com maçãs derretidas e ameixas docinhas!!

  3. Unknown

    Viajei. Nesa. Terra. Linda. Vc. E. Iraniana. Eu fui. Fikei. 3meis. Amei. Desejo. Voutar. En. Breve. Fui conhecer. Minha. Sogra. Fui muito bem. Recebida. Por. Todos. Sai muitos. 😜😃

  4. Anônimo

    Você deveria postar a receita de cada prato

  5. ANAPG

    boa noite, estou encantada com a publicação. tenciono ir ao Irão, qual é o mes mais apropriado? que tipo de vestuário devo usar? se puder agradecia o envio de algumas receitas, todas elas parecem deliciosas.
    obrigada

Deixe um comentário