Cinema Iraniano: “O Espelho”

FILME DO MÊS: Quando a vida cotidiana se torna uma aventura, o cinema iraniano retrata de maneira singular. Uma mistura indistinguível de realidade e ficção, espontaneidade e atuação.

Uma garotinha, com o braço engessado, espera no portão da escola que sua mãe venha buscá-la após o termino da aula. A mãe se atrasa, todas as crianças vão embora e a menina cansada de esperar, decide partir sozinha pela cidade atrás do caminho de casa. Chega até mesmo a pegar um ônibus e, durante a viagem, fica observando as pessoas à sua volta. A partir de seu universo infantil, ela começa a desvendar o complexo mundo dos adultos, vivenciando encontros inesperados e descobertas inusitadas. De maneira dócil e pueril, a câmera acompanha a pequena protagonista e os  personagens que são inseridos em sua jornada. Em O Espelho, o diretor Jafar Panahi (O Círculo e O Balão Branco) prende-se a minuciosidades, não tem pressa em fechar um ciclo nem que precise voltar nele lentamente e inúmeras vezes para concluí-lo.
Um senhor que trava uma batalha incansável para atravessar a rua, uma senhora reclamando da família que não a trata bem, uma mulher lendo a mão de outras mulheres no ônibus. Esses são alguns dos personagens  que vão e voltam até que seus esquetes sejam encerrados. Aliás, no começo do filme a garota parece que será apenas o argumento para que Panahi retrate o cotidiano, abordando temas como o tratamento islâmico exclusivista com as mulheres do seu país. Pegando entre outros exemplos a divisão existente dentro dos ônibus no Irã onde homens e mulheres ficam em espaços separados. Outro aspecto recorrente é o transito caótico que parece “insolucionável” (tema que já abordou em outros filmes), o desrespeito com pedestres, idosos e crianças.

Filme: O Espelho
Irã| Drama | 95 min.| cor
Direção: Jafar Panahi
Título Original: Ayneh 
Título em inglês: The Mirror
Elenco:Mina Mohammad Khani, Kazem Mojdehi, M. Chirzad, R. Mazdeni, T. Samadpur, Naser Omuni

>> Assista o filme completo legendando em português:


Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Sou fãn de cinema iraniano e adorei o seu blog.Fica o convite para visitar o meu blog: artigosparadebate.blogspot.com

  2. Janaina Elias

    Salam Alexandre!
    Fico muito feliz com a sua presença por aqui e por saber que é um fã do cinema iraniano! Vou acompanhar seu blog com prazer.

Deixe um comentário