2 de Maio: Dia Nacional do Professor no Irã

Que o Irã é um país com muitas datas e celebrações nós já vimos aqui no blog. Só essa semana já falamos de duas delas e hoje você vai conhecer o Dia do Professor no Irã que é comemorado no dia 2 de maio todo ano. Este dia foi originalmente escolhido para comemorar o martírio de Abulhassan Khan’ali , um professor que foi morto a tiros em uma reunião em frente ao Parlamento Nacional durante o governo de Mohammad Reza Shah em 2 de maio de 1961. Mais tarde, o governo da República Islâmica mudou a data para comemorar o martírio do Dr. Morteza Motahhari em 2 de maio de 1979.
O Dia do Professor é comemorado em cada país em dias diferentes, no Brasil por exemplo, é comemorado em 15 de Outubro desde 1963. Mas ao contrário do Brasil no Irã ele não é um feriado.

Veja algumas  belas imagens de salas de aula em algumas escolas de Teerã:

(Baseado em Payvand)

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    Que imagens lindas!! Como seria positivo para o nosso Brasil se o professor voltasse a ser valorizado!
    Pena que, hoje em dia, os jovens se espelham em figuras bem diferentes…Isso é fato.
    Um beijo em seu coração lindo de educadora!
    Um mágico fim de semana.

  2. Janaina Elias

    Salam Denise jan! Essas imagens me fazem lembrar dos meus primeiros anos escolares, quando os alunos respeitavam as professoras e se comportavam em sala, embora não deixassem de transbordar de vez em quando sua energia 🙂 (To ficando nostálgica rsrs)
    Vendo os olhinhos dessas crianças iranianas não dá vontade de amar para sempre? Uma pena que hoje em dia nossas crianças também não tem um ambiente estimulante para aprender 🙁 (Professores ainda são heróis!)
    Um super beijo com limonada da Pérsia refrescante!

  3. karenCoverdale

    Nossa que diferença! Os alunos parecem ser tão calmos! É uma pena que a maioria no Brasil se preocupe mas c o feriado doq com a data…
    O feriado de "São Jorge"(23/04)foi comemorado por mt gente. Mts fogos nas ruas, gente aproveitando o feriado, mas não souberam q no dia anterior foi o dia do "Descobrimento do Brasil"(22/04)

  4. Janaina Elias

    Salam Karen, eu também fiquei surpresa com a disciplina dessas crianças. E parece que eles realmente gostam de estar na escola. A figura do professor tem muita autoridade no Irã. Eu também lamento a falta de consciência histórica do nosso povo. Comemoram os feriados porque é dia de ficar em casa ou fazer festa e não pelo significado da data. Aliás, em qual cidade que é feriado no dia de São Jorge?

  5. karenCoverdale

    Rio de Janeiro (onde eu moro), e me parece q em São Paulo também é feriado! Parece que virou feriado recentemente. Não me lembro de terem falado tanto desse feriado nos anos passados, ou a midia falou muito dele esse ano. Pra mim o feriado deveria ter sido no dia 22 =/!

  6. Janaina Elias

    Aqui em São Paulo não foi feriado, mas é capaz de pegar sim… Acho que por causa da novela né? Era só o que faltava… Realmente o feriado poderia ser no dia 22, haja falta de coerência!

Deixe um comentário