Dia dos Pais e dos Maridos no Irã

O Dia dos Pais, que também é o “Dia dos Maridos” no Irã foi comemorado ontem, isto é no dia 13 de Rajab do calendário islâmico, dia do aniversário do Imam Ali (genro do Profeta Mohammad), o primeiro Imam dos muçulmanos xiitas. 
Neste data, pais, avós e maridos são homenageados com lembrancinhas e demonstrações de afeto. Antes da Revolução Islâmica (1979), esse dia correspondia ao aniversário do rei Reza Shah (24 de Esfand do calendário iraniano, aproximadamente 14/03). A data é comemorada pelos iranianos como um complemento ao Dia das Mães que corresponde ao aniversário de Fátima (filha do Profeta) que este ano ocorreu em 1º de Maio.

Feliz dia dos pais e maridos aos amigos iranianos!

Este post tem 0 comentários

  1. Star Kaur

    Nossa adorei essa: dia dos maridos! Aqui também poderia existir uma celebração para a esposa e marido, afinal nem todos os casais tem filhos e poderia ser um dia de renovação dos votos de amizade, união, e que um dia possam ser abençoados com o tão desejado filho, seja biológico ou adotivo.. Nossa…fui longe agora kkkkkk

  2. Janaina Elias

    Salam Star! É mesmo interessante, lá tem o dia das esposas e mães e dos pais e maridos que são comemorados bem perto um do outro. Os iranianos valorizam muito a família, e todo casal é uma potencial família! Obrigada pelo lindo comentário!
    Bjs e ótima semana!

  3. Unknown

    Salam Jana Jan!

    Ual! Adorei! Achei realmente muito interessante.

    Abraços!

  4. Janaina Elias

    Salam Lucas jan! Obrigada pelo comentário! Este ano realmente estou descobrindo muitas datas inimagináveis no calendário iraniano 🙂
    Grande abraço!

Deixe um comentário