2 Anos de Amizade entre Brasil e Irã!!!

A “Moça do Chá” posando com traje típico gilaki, em  Masuleh

Salam amigos, como vocês podem ver aí na foto, eu coloquei minha melhor roupa porque hoje é um dia muito especial! Sabem por quê? O Chá de Lima da Pérsia completa seus 2 ANOS NO AR! Então eu gostaria de recordar um pouco a história deste que até hoje é o único blog brasileiro que fala exclusivamente sobre a cultura do Irã.
Tudo começou em 24 de janeiro de 2012… Há meses eu vinha avidamente procurando por informações sobre o Irã. Assistia a filmes iranianos online e dialogava com pessoas deste país nas redes sociais (alguns destes há mais de 3 ou 4 anos). Eu sempre fui apaixonada por diversas culturas, especialmente do Oriente Médio. Encontrei muito material disponível na internet sobre os países árabes e a Turquia, mas o Irã continuava sendo para mim um grande mistério. Apesar dos convites insistentes dos amigos virtuais para que eu fosse conhecer o Irã, a imagem das mulheres de chadores negros e mulás de barba, turbante e olhar severo ainda predominava em minha mente. Mas por outro lado, desvendar a beleza das artes persas e do cinema iraniano, além do contato constante com essas pessoas me fizeram mudar totalmente o meu ponto de vista. E assim nasceu este blog…
Quem acompanha  há mais de 6 meses deve ter notado em primeiro lugar a mudança do endereço de azizamiran.blogspot.com.br para chadelimadapersia.blogspot.com.br. O motivo foi o seguinte: a nossa identidade do Chá-de-Lima segundo vários leitores, é um dos fatores que mais instiga a curiosidade de quem acessa o blog pela primeira vez. Por isso, preferi reforçar essa identidade e o fato de que este é um blog 100% feito no Brasil, por quem e para quem  aprecia a cultura persa. O antigo URL Azizam Iran, que significa “Meu querido Irã” foi o primeiro que me veio a mente quando eu tive a ideia de batizar o blog e também achava mais fácil de explicar esse nome para meus amigos iranianos. Entretanto a grande profusão de blogs sobre culturas diversas que nasceram de relacionamentos de brasileiras com estrangeiros me fez pensar que “meu querido Irã” poderia ser facilmente interpretado como “meu querido iraniano”. E dá-lhe e-mails a procura de conselhos amorosos… Acontece que o nome do Chá-de-Lima pegou mas o endereço Azizam Iran permaneceu, e eu levei um longo tempo para me ligar que um nome e endereço diferentes em um blog poderiam deixar os leitores confusos. Mas se você digitar o endereço antigo, não tem problema, ele redireciona automaticamente para o atual. 

Alguns me perguntam se há uma explicação lógica para o blog se chamar Chá-de-Lima da Pérsia? Creio que não! Há muito tempo quando eu ouvia o nome da lima-da-pérsia já vinha em minha mente a ideia de que  essa fruta cítrica poderia ter vindo de um lugar exótico (Pérsia, nome antigo do Irã). Mas ela só carrega esse nome pomposo aqui no Brasil. E o chá? Se para nós brasileiros a ideia de chá também vem acompanhada de algum momento de pausa para apreciação da vida, intimidade com parentes e amigos. Nem precisa falar que o chai na cultura iraniana acompanha todas as refeições e o equivalente oriental dos nossos “cafés” são as “casa de chá”.  Enfim, a ideia de chá é algo que tem sabor agradável, aquece por dentro e ainda nos aproxima das pessoas e por que não, das diferentes culturas.
Outra parte que considero incrivelmente marcante na história deste blog e da minha vida, foi a Viagem ao Irã entre agosto e setembro de 2013. Foi a primeira vez que coloquei os pés fora do Brasil e ainda por cima sozinha! Apesar da viagem ter sido bem corrida foi uma grande aventura, de encontros emocionantes com amigos de longa data e novos amigos pelo caminho. Apesar de ter tentado descrever aqui a minha odisséia em vários capítulos com o maior detalhamento possível, sinto que ainda não dei conta de falar sobre tudo. Pretendo no decorrer desse ano, recordar alguns momentos da minha jornada e acrescentar mais detalhes sobre os principais lugares que visitei, algumas comidas típicas que provei e algumas particularidades culturais que me chamaram mais a atenção.
Também acredito que esse blog já deixou há muito tempo de ser apenas “meu” e passou a se tornar “nosso” e por isso quero aproveitar esta oportunidade para expressar meus eternos AGRADECIMENTOS: Aos leitores amigos que sugerem conteúdos e também contribuem me enviando materiais preciosos para divulgação, como filmes, músicas, eventos, etc. A todos que contribuem com elogios, críticas construtivas e comentários preciosos, ou simplesmente ajudando a divulgar o blog nas redes sociais! Aos amigos do Irã que indicam o blog para amigos de outros países. E finalmente a todos que  disseram que o blog e a página do Facebook do Chá-de-Lima Pérsia são o melhor e maior conteúdo sobre a cultura do Irã em língua portuguesa. Foram todos vocês que me ajudaram a chegar até aqui e espero continuar por muito tempo tornando a cultura e o conhecimento acessível para cada vez mais pessoas. 
E você, que acabou de entrar, sente-se em um confortável tapete persa e aprecie esse chá também!

Agora vamos cantar o Tavalodet Mobarek (“Parabéns pra você”)!

Este post tem 0 comentários

  1. Li Oliveira

    Eu adoro os filmes e como você sabe eu assisto e assisto sempre. Você é uma das minhas grandes orientadoras, sempre que surge alguma duvida, "Janaina me ajude!"… Eu viajo com cada postagem e tenho orgulho de dizer: adoro sentar e tomar um pouco de chá lendo cada trechinho, sua odisseia eu já li umas 3 vezes kkkk. Muito sucesso ao Chá de Lima e sua "mãe" que escreve com tanto carinho. Afinal o chá não pode esfriar!

  2. Janaina Elias

    Oh Lidi, sem palavras para agradecer por seu grande carinho! Você com certeza é uma das pessoas que estão incluídas na parte dos agradecimentos! Para eu citar o nome de todas as pessoas que me apoiam precisaria fazer uma lista enorme, mas sei que cada um sabe da sua parte! Obrigada por ajudar a adoçar o nosso chá!
    Um grande beijo!

  3. Anônimo

    Salam Janaina!
    Parabéns pelo blog, que nos enriquece sempre com tantas informações super interessantes e legais, sobre a cultura iraniana!
    Muito obrigada e muito sucesso!
    Grande abraço,
    Ana.

  4. Dante

    Parabéns pelos 2 anos deste blog que ajuda a desmitificar e mostrar as belezas de um Irã que necessita ser compreendido e admirado, Salam!!

  5. Janaina Elias

    Salam Ana! Obrigada por sempre estar aqui, você também é parte do nosso chá!
    Super abraço!

  6. Janaina Elias

    Salam Dante, muitíssimo obrigada! Faço minha parte e sempre com muito gosto para que haja compreensão e admiração por este lindo país!

  7. Anônimo

    Salam, Jana Jan!

    nada acontece por acaso…Allah hu Akbar!
    beijos e muitas alegrias,
    sua irmãzinha do Khaleej.

Deixe um comentário