O que é a Lima-da-Pérsia?

Salam amigos! Hoje vou apresentar para vocês a fruta que dá nome ao blog. Com vocês: a lima-da-pérsia, que na língua persa é conhecida como limu shirin (“lima doce”). 
A lima-da-pérsia é o fruto da limeira-da-pérsia (Citrus limettioides), uma planta nativa da Ásia. Ela é uma fruta cítrica de baixa acidez, classificada dentro das limas doces, e também conhecida como lima comum. O fruto se torna amarelo-alaranjado quando fica maduro. O suco contém geralmente menos de 0,1% de ácido cítrico: o sabor muito leve do suco é popular no Oriente Médio e na Índia.
Por fora a fruta é bastante semelhante a uma laranja, as características distintivas da lima-da-pérsia são justamente a palidez e o amargor, sobretudo na carne de gomos esbranquiçados que separa a polpa da casca, também mais clara do que a da laranja.
Embora pouco frequente no Brasil, concentrando-se a produção da fruta no norte do estado de São Paulo, a lima-da-pérsia, que também é conhecida como lima doce – em oposição à lima ácida, que corresponde ao nosso limão-taiti – é bastante conhecida dos brasileiros.
Lima-da-pérsia 
O suco de lima é prezado por suas diversas qualidades, sendo muito apreciado e utilizado na medicina popular como auxiliar da digestão. Tendo propriedades diuréticas, acredita-se que esse suco seja bom, também, no tratamento de feridas gástricas, além de ter a reputação de combater o raquitismo. Diz-se, ainda, que o chá feito a partir da casca fervida, quando tomado regularmente após as refeições, ajuda a prevenir as palpitações cardíacas. 
Com a lima-da-pérsia, além do suco, preparam-se doces, geleias e as famosas caipirinhas, sempre com grande aproveitamento do fruto, já que mais de 50% do seu peso é constituído de puro suco fresco.
E a limeira-da-pérsia, árvore de porte médio, semelhante a uma laranjeira de flores maiores, ainda esbanja beleza e alta produtividade: em época de frutificação, geralmente no inverno, a copa da árvore fica carregadíssima de frutos de tom amarelo pálido, arredondados e brilhantes. Resistente, a árvore onde frutifica a lima-da-pérsia está entre as mais rústicas da família das Rutáceas, sucumbindo apenas ao frio e às geadas.
Quanto à origem, o próprio nome já diz. No entanto, chama a atenção o fato de que, embora boa parte dos frutos cítricos seja proveniente da região do sul da Ásia, onde se localiza a Pérsia, tenha sido ela a única fruta a receber um qualificativo de origem: lima-da-pérsia.

Este post tem 0 comentários

  1. Karla Mendes

    Huuummm Azizam deu vontade de pegar uma da bebezinha daqui da casa da Tia Dalva e tomar seu suco… rsrsrsrs

  2. Janaina Elias

    Salam Karla jan! Aí tem uma árvore dessas? Na verdade eu nunca provei o suco de lima-da-pérsia! *-*

  3. Unknown

    Amo lima-da-pérsia. Gostei do reu blog!

  4. Anônimo

    Quando é tempo da lima da pérsia na região sul?

  5. Unknown

    Gostaria que você falasse sobre o chá das folhas da limeira da persa.
    Obrigada!

Deixe um comentário