Googoosh, “a eterna diva pop do Irã”

Googoosh, em 2014
Ela é conhecida como “a diva do pop persa”, “filha do Irã” e seu nome e suas canções estão nos corações de várias gerações e não há nenhum iraniano que não a conheça. Faegheh Atashin, conhecida como  Googoosh (em português se pronuncia Guguch), nasceu em 1950 em Teerã, filha de Nasrin e Saber Atashin, imigrantes de origem azeri. Seu pseudônimo artístico, na verdade é um nome  de origem  com o qual sua babá de origem armênia a chamava na infância.

Googoosh aos 4 anos com sua mãe, Nasrin Atashin
Ela perdeu sua mãe ainda criança e foi encorajada por seu pai, Saber, que era um artista comediante a cantar com apenas 5 anos de idade em bares e cafés na rua Laleh-Zar em Teerã. Sua carreira precoce como cantora a manteve  afastada da educação formal durante a escola primaria. Em 1960, quando ela tinha 10 anos, já tinha um papel de sucesso no filme  Fereshteh farari (1961), dirigido por  George Obadiah. No entanto sua primeira experiência com o cinema, foi um filme intitulado Bim va omid (1960). Googoosh foi descoberta por compositores iranianos por seu talento natural para o canto, onde ela desenvolveu um estilo único na moderna música iraniana e se tornou um ícone da cultura pop entre a juventude iraniana.  Em 1969, sua notável minissaia se tornou uma febre entre as garotas iranianas e seu famoso cabelo curtinho de 1975 ainda é imitado pelas mulheres no Irã.

O ícone pop da juventude iraniana dos anos 1970
Ela gravou mais de 200 canções em persa, que estão nos corações de várias gerações de iranianos. Também fez várias viagens a Europa e gravou canções em italiano, espanhol, inglês e francês em parceria com a Barclay Records e RCA Italiana, que lhe renderam fama e reconhecimento internacional em 1970.  Ela ganhou o primeiro prêmio no festival Midem em Cannes e participou do Festival San Remo Festival em 1973.

Googoosh, com seu primeiro marido Mahmoud Ghorbani (esq.) e seu filho Kambiz 
Em 1967, Googoosh casou-se com o produtor musical Mahmoud Ghorbani com quem viveu durante seis anos e teve seu primeiro filho Kambiz. No espaço de  uma década Googoosh estrelou em muitos filmes, entre os quais, os mais populares estão  Bita (1972), Mah-e asal (1976), Hamsafar (1975), Mamal Amricayi (1975) e Dar emtedad shab (1978). Sua carreira cinematográfica só foi interrompida em  1979, com a Revolução no Irã. Ela atuou ao lado do astro Behrouz Vossoughi, o ator mais popular de sua época. Seus filmes tiveram ótima aceitação popular tanto no Irã quanto em outros países do Oriente Médio, mas a crítica nunca considerou Googoosh como uma atriz talentosa. Em 1976, ela se casou com Behrouz Vossoughi, mas o casamento durou apenas um ano. 
Googoosh e Behrouz Vossough, seu eterno parceiro de cinema e ex-marido
Com a Revolução Islâmica em 1979, Googoosh teve que parar sua carreira de 25 anos como cantora e atriz. Ela também se recusou a deixar o Irã e recusou diversas ofertas tentadoras para gravar no exterior. De acordo com o falecido diretor Parviz Khatibi, Googoosh saiu do Irã após a revolução e permaneceu em Nova York durante um curto período de tempo, mas esta saída foi tão breve que muitos iranianos nem se lembram. Posteriormente ela se casou com o diretor Masud Kimiai e decidiu se mudar para um apartamento no Norte de Teerã. Em Julho de 2000, Googoosh divorciou-se de Kimiai, deixou o Irã e finalmente rompeu 21 anos de silêncio anunciando uma turnê surpresa iniciando em Toronto, seguindo por Los Angeles, Nova York e outras cidades norte-americanas.
Em seu tour de retorno, ela lançou o álbum Zartosht, que é considerado um de seus melhores trabalhos, tendo algumas das melodias compostas por ela mesma pela primeira vez. Mais de 300.000 iranianos expatriados deram as boas vindas ao seu retorno e lotaram auditórios em todos os locais por onde ela passou. Atualmente ela vive entre Los Angeles e Toronto. Seu álbum Akharin Khabar (Últimas Notícias) gravado em 2004 quebrou os recordes de venda de todos os álbuns  de língua persa. 
>> Veja neste vídeo algumas das canções mais famosas de Googoosh:
Baseado em IMDb e Wikipedia 

Deixe um comentário