Novo filme de Majid Majidi vai representar Irã no Oscar

Cena do filme “Muhammad: The Messenger of God”, do diretor Majid Majidi
Salam amigos! O blog anda meio paradinho ultimamente, mas a Moça do Chá jura que tem se esforçado para acompanhar as novidades das terras da Pérsia! Como recebo diariamente em minha caixa de e-mails notícias do Irã, não poderia deixar de anunciar aqui a mais nova conquista do Cinema Iraniano no cenário mundial: 
O filme “Muhammad: The Messenger of God” (Maomé, o mensageiro de Deus), do cineasta Majid Majidi, representará o Irã na corrida pelo Oscar de melhor filme em língua estrangeira.
O filme retrata a vida do profeta fundador do islamismo. A produção custou cerca de US$ 40 milhões, em parte financiado pelo Estado, e é o longa-metragem mais caro já feito no Irã.
O diretor já representou seu país no Oscar, em 1999, com “Filhos do Paraíso”, que ficou entre os cinco selecionados a concorrer na categoria, junto de “Central do Brasil”, e perdeu para “A Vida É Bela”.
A premiação do Oscar acontece em 28 de fevereiro de 2016. (Fonte: UOL)  
Quem  se lembra última vez que o Irã esteve no Oscar? Foi em 2012 com o filme A Separação de Asghar Farhadi. Depois em 2013, o Irã boicotou o Oscar, em protesto ao filme A Inocência dos Muçulmanos que insultava o Profeta, justamente no ano em que Argo, venceu o Oscar. O filme que seria cotado para concorrer o Oscar naquele ano seria Um Cubo de Açúcar, do diretor Rezar Mir Karimi. 
Eu particularmente sou apaixonada pelos filmes do diretor Majidi que é um de meus cineastas iranianos favoritos e estou ansiosa para que  sua nova produção tenha estréia aqui no Brasil. Vamos torcer mais uma vez pelo Irã no Oscar? 

Este post tem 0 comentários

  1. Anônimo

    Salam, Jana Jan, saudades!

Deixe um comentário