Nasir ol Molk: a incrível mesquita caleidoscópica de Shiraz

Uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade de Shiraz, certamente é a mesquita Nasir ol Molk. Também conhecida como “Mesquita Rosa”, devido aos padrões florais de cor rosa predominantes em seus azulejos, este edifício, além de ser um local sagrado para os muçulmanos, também é um local onde os turistas podem vislumbrar um majestoso exemplo da arquitetura iraniana. Tire os sapatos e prepare-se para entrar em uma atmosfera divina. 
Pátio externo  (Crédito: Diego Delso, delso.photo)
Guarda-volumes  no pátio externo  (Crédito: Diego Delso, delso.photo)
Muqarnas, nicho decorativo, com azulejos florais de rosas  no pátio externo
Detalhe da Muqarnas  (Créditos: dynamosquito)
O que torna esta mesquita tão especial é o seu projeto que utiliza vitrais coloridos na parte posterior do edifício. Estes vitrais  filtram a luz do sol transformando-a em um espetáculo de cores caleidoscópicas, trazendo um efeito vibrante para o interior da mesquita, tingindo de luz e cor os arcos, colunas e tapetes que se estendem no piso do pátio interno. A arquitetura da mesquita utiliza um elemento tradicional denominado Panj Kâse, que significa “cinco forma côncavas” que proporcionam o efeito caleidoscópico no interior do edifício.
A arquitetura Panj Kase (Imagem do site: Art Days)
Vitrais coloridos tingem de luz e cor o interior (Imagem do site: Art Days)

Uma atmosfera divina (Imagem do site: Art Days)

Imagem caleidoscópica (Imagem do site: Art Days)
 A mesquita foi projetada pelo arquiteto Mohammad Hasan-e Memār e pelo artista Mohammad Rezā Kāshi-Sāz e Shirāzi. Construída durante a era Qajar, por ordem do governador Mirzā Hasan Ali entre 1876 e 1888, atualmente a mesquita é mantida por fundos de doação.

Baseado em Architecture Magazine

>> Veja o vídeo com uma belíssima tomada do interior da mesquita Nasir ol Molk:

Este post tem 0 comentários

  1. goiaba

    Encontrei hoje este blogue porque vou a um restaurante iraniano em lisboa ( onde vivo) e queria ter uma ideia do que podia pedir dado que não gosto de picante e sou vegetariana. Gostei do que vi e inscrevi-me.

Deixe um comentário