Imagens que a mídia não mostra sobre como é ser mulher no Irã

🌺 8 de Maio: Dia Internacional da Mulher 🌺

Por todo planeta vozes ecoam bradando por mais respeito aos nossos direitos ou oferecendo flores e descontos nas lojas para lembrar do quanto somos importante e queridas! E mais uma vez o Irã volta a aparecer nos noticiários: mulheres tiram o véu em protesto ao uso obrigatório do Hejab (código de vestimenta islâmico) desde 1979 e são duramente punidas com advertências e prisões. Mas por outro lado, o que a mídia não mostra, é que não é só de véus negros que vivem as iranianas. Veja algumas fotos que farão você ver com outros olhos como é ser mulher no Irã apesar da obrigação do véu:

Mulheres em teleférico na montanha Tochal em Teerã, longe da patrulha do véu
Jovens se divertem em um parque em Teerã, a moça deixa cair o véu despreocupada…

A classe média alta urbana, adota e ostenta a moda ocidental de maneira desafiadora ao regime islâmico

Esta iraniana, ostenta acessórios de luxo e o véu como um simples acessório… 
As jovens iranianas também dão um show de elgancia.

Grifes iranianas tem versões ultra fashion do hejab para as mulheres urbanas

Algumas jovens iranianas adotam e incorporam totalmente a estética ocidental 

 

No esporte, modalidades como o tiro com arco tem grande participação feminina

As iranianas competem a nível nacional e internacional em provas de velocidade

As ninjas iranianas… Nesse esporte o hejab e a vestimenta ninja se confundem
CONCLUSÃO: Como não muçulmana, tive a minha experiência com o véu somente em minha viagem ao Irã, e em alguns eventos religiosos islâmicos ao qual fui convidada aqui no Brasil. Para mim, em alguns momentos, o véu incomoda a nós que não estamos acostumadas, nos faz passar calor e requer atenção constante para não nos deixar expostas em ambiente mais conservadores; em outros momentos porém, é uma aventura fascinante por nos deixar caminhar em paz entre a multidão de iranianas sem ser notada de cara como uma turista gringa. Para algumas mulheres, o véu é visto como símbolo da opressão e ditadura machistas, por outras, ele é um instrumento de empoderamento, num mundo onde o corpo da mulher é objetificado e hiper sexualizado. O uso do véu em si é uma polêmica da qual não desejo tirar conclusões. Cabe a você, leitor/leitora, decidir o que ele simboliza para você. Por fim torço para que as mulheres iranianas tenham o seus direitos conquistados e respeitados, tanto o de usar o véu como o de não usá-lo! 

Parabéns a todas as leitoras amigas da Pérsia pelo nosso dia! E por favor, deixem seus comentários, eu adoro saber a sua opinião! 

Deixe um comentário