UNESCO acrescenta 8 locais históricos do Irã à lista de Patrimônios Mundiais

Palácio de Ardeshir (Crédito da imagem: © ICHHTO Autor: B. Sedighi)
No dia 30 de junho durante reunião no Bahrein, a UNESCO acrescentou 8 sítios arqueológicos iranianos pré-islâmicos à Lista de Patrimônios Mundiais, elevando para 24 o número de locais culturais do Irã nesta categoria.
Os locais estão  listados no site da UNESCO como: “Paisagem Arqueológica Sassânida da região de Fars”. 
Os oito sítios arqueológicos estão  situados em três pontos no sudeste da província de Fars: Firuzabad, Bishapur e Sarvestan. Essas estruturas fortificadas, palácios e planos urbanos remontam aos tempos mais antigos e mais recentes do Império Sassânida”, que se estendia por toda a região de 224 a 658 EC.
 Entre esses locais está a capital construída pelo fundador da dinastia, Ardashir Papakan, além de uma cidade e estruturas arquitetônicas de seu sucessor, Shapur I. A paisagem arqueológica reflete a utilização otimizada da topografia natural e testemunha a influência aquemênida e as tradições culturais partas e da arte romana, que tiveram um impacto significativo na arquitetura e nos estilos artísticos da era islâmica.
A região de Fars foi o berço da dinastia Sassânida que teve início no século III. Os sassânidas dominavam a terra que em seu auge, cobria áreas a oeste do Afeganistão e o Egito. A dinastia finalmente caiu após a conquista árabe sob o califado Omíada em meados do século VII.
Palácio de Ardashir (Crédito: © ICHHTO. Autor: B. Sedighi)
Qal’eh Dokhtar (Crédito: © ICHHTO. Autor: S.H.Rashedi )

 Relevo da Investidura de Ardashir I  (Crédito: © ICHHTO. Autor: B. Sedighi)

Ardashir  Gur  (Crédito: © ICHHTO. Autor: S.H.Rashedi )

Estátua de Shapur I (Crédito: © ICHHTO. Autor:  B. Sedighi)
Relevo da Vitória de Shapur I (Crédito: © ICHHTO. Autor:  B. Sedighi)
Bishapur  (Crédito: © ICHHTO. Autor: S.H.Rashedi )

Monumento de Sarvestan  (Crédito: © ICHHTO. Autor: S.H.Rashedi )

Deixe um comentário