7 Curiosidades sobre a Língua Persa



VOCÊ SABIA?
A língua persa é falada por cerca de 130 milhões de pessoas, sendo o idioma oficial do Irã, Afeganistão e Tadjiquistão. Além disso, também possui um grande número de falantes em outros países, incluindo Uzbequistão, Bahrein, Iraque, Turquia, Kuwait, Azerbaijão, Israel, Turcomenistão, Omã, Iêmen, Emirados Árabes e nas comunidades de imigrantes espalhadas pela Europa e Américas. Historicamente, o persa é a língua mais difundida e compreendida em uma área que vai do Oriente Médio até a Índia.

Conheça agora 7 fatos curiosos sobre a língua persa:

1. O povo iraniano consegue ler poemas de mais de 1500 anos! 

O persa é uma das línguas mais antigas ainda faladas e utilizadas em larga escala. Esta é a razão pela qual os falantes da língua persa podem ler poemas de 1600-1700 anos atrás com menos dificuldade do que um inglês pode ler Shakespeare. A língua tem sido tão bem preservada nos últimos mil anos que a poesia de Rumi (do séc. XIII) pode ser lida e compreendida pelos iranianos até hoje!
2. Qualquer semelhança com o francês… é sim coincidência! 
No passado, houve uma longa relação histórica entre o Irã e a França. Além disso, o francês foi por muitos anos a segunda língua do Irã . Se você olhar de perto, encontrará algumas semelhanças entre o persa e o francês. Por exemplo, uma das formas de dizer “obrigado” em persa é مرسی Mersi , que é pronunciado da mesma forma que o Merci em francês.
3. Aprender persa é mais fácil do que você imagina! 
O persa não é considerado uma língua de difícil aprendizagem. Sua gramática é bastante simples.   Não há necessidade de usar pronomes, às vezes, pois a conjugação de verbos informa o sujeito e o objeto. Não há artigos e nem distinção de gênero. No entanto, essa falta de distinção entre os gêneros pode ser um pouco confusa para os estrangeiros, pois não há palavras diferentes para “ele” e “ela”.

4. O nome da língua persa vem do antigo nome do Irã 

Até 1935, o Irã era conhecido pelo nome de Pérsia, até que o governo da época decidiu que o país passasse a usar o nome pelo qual os iranianos sempre chamaram o seu país (Irã, ou “terra dos Arianos”). O nome da língua persa (ou farsi), que antes da conquista islâmica era conhecido como parsi, no entanto vem de Pars, que designa a província do sul do Irã que era o centro do antigo Império Persa. 

5. Persa, Farsi ou Dari… é tudo a mesma língua! 

O Farsi e o Dari, são ambos a mesma língua. Farsi é o nome dado à língua persa no Irã, enquanto Dari é o nome dado à língua persa no Afeganistão. Ambas as línguas  são mutuamente inteligíveis, apesar de algumas diferenças de pronúncia e gramática. Portanto, o farsi pode ser entendido por um falante de Dari e vice-versa, seja falado ou escrito. O tadjique, língua oficial do Tadjiquistão, embora seja considerado um outro dialeto, também é facilmente compreendido  pelos falantes do persa. 
O mapa mostra diferentes dialetos do Irã e Afeganistão com destaque para o farsi/dari (em amarelo)

6. Para cada assunto da vida, um poeta persa tem uma solução…

A poesia é muito importante para os persas e versos de seus grandes poetas são recitados na vida cotidiana. Por exemplo, em uma negociação,discussões com um membro da família ou até mesmo quando tentam dar lições de moral aos jovens, os falantes da língua persa usam citações dos poetas que muitas vezes contem fórmulas e soluções para  os seus problemas! Entre os poetas persas mais famosos estão Hafez, Rumi e Saadi.

7. Uma poesia persa está inscrita nos salões da ONU

Em 20, de março de  2009, o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama citou um dos poemas do poeta persa Saadi  em uma mensagem gravada em vídeo saudando o povo do Irã pela ocasião do  Ano Novo persa (Nowruz). O poema se encontra  hoje inscrito nos salões das Nações Unidas.

“Os seres humanos são membros de uma união
Uma essência, uma alma na criação
Se um membro pela dor é arrastado
Todos os outros também são afetados
Você, que não sente a dor do outro,
Perderá o direito de chamar-se ser humano.”

                                                                          Saadi 


Sabe de mais alguma curiosidade sobre a língua persa? Conte para nós nos comentários!



Adaptado de OhFact!

Este post tem 3 comentários

  1. Unknown

    parabéns a todos se esforçaram muito para fazer tudo isso

  2. Cicera Maira

    Você é maravilhosa parabéns por sua dedicação e serviço por essa língua riquíssima em cultura.Eu amo idiomas e você é minha inspiração… Sempre quiz aprender persa o farse hoje encontrei você dando vida aos meus sonhos gratidão.Muita saúde.

Deixe um comentário