Sepandarmazgan: “Dia do Amor e da Terra” na cultura iraniana

Enquanto no dia 14 de fevereiro muitos países celebram o Valentine’s Day, neste mesmo mês os iranianos  também tem uma data especial para celebrar o amor, o Sepandârmazgân. O festival que remonta à antiga Pérsia, costumava ser dedicado às mulheres, e neste dia os homens deviam presenteá-las e tratá-las como rainhas.

História do Sepandârmazgân 

De acordo com o Avesta (livro sagrado dos zoroastrianos),  Sepandarmaz,  um dos sete Amesha Spentas (anjos guardiães), cujo nome significa “humildade, paciência e pureza” é quem abençoa as mães que dão a luz e a colheita dos agricultores. No festival de Sepandarmazgan (também conhecido como Esfandegân no persa moderno), a Terra era adorada e as mulheres veneradas.
A data do festival na época Sassânida correspondia ao dia 5 do mês de Sepandarmaz (23 ou 24 de fevereiro). Neste dia, as mulheres e meninas eram vestidas como rainhas e colocadas em tronos e os homens e meninos  deveriam obedecê-las e trazer-lhes presentes como forma de agradecê-las e respeitá-las.

 

De fato, na língua persa, as palavras zan  que significa “mulher”, zamin  “terra” e zendegi  “vida”, têm uma raiz em comum zayandegi que significa “reprodução”. Por isso, os antigos persas costumavam acreditar que a mulher personifica a criação e a vida.
Sepandârmazgân é um tema muito representado na pintura persa, como este adorável casal

Sepandârmazgân Vs. Valentine’s Day no Irã atual 

A observação do festival de Sepandârmazgân, foi reavivada no Irã moderno, onde é definida no dia 29 de Bahman do calendário persa, que corresponde a 17 ou 18 de fevereiro (este ano cai em 18 de fevereiro. Atualmente, devido a proximidade entre as datas, muitos celebram o   Sepandârmazgân como uma versão iraniana do Valentine’s Day.

No mês de fevereiro, apesar do governo do Irã tentar banir a comemoração a cada ano, nas ruas de várias cidades do país, é possível ver lojas decoradas com corações vermelhos, bichinhos de pelúcia gigantes e muitas, muitas rosas!  É comum também nessa data, os casais iranianos, especialmente os mais jovens comemorarem com jantares românticos e trocarem presentes entre si, exatamente como no estilo ocidental.

Deixe um comentário