10 comidas iranianas que você deve provar!

Viajar para o Irã  pode oferecer uma experiência gastronômica sem igual. Ao contrário do que muitos pensam, nem só de kebabs com arroz vivem os iranianos. Podemos provar por exemplo, espécies de caviar e  peixes grelhados no norte; samosas e falafel no sul e  sabores exóticos de sorvetes como o de água-de-rosas por todo país. Além disso, o Irã possui um clima favorável ao cultivo de ingredientes nativos como pistaches, amêndoas, nozes, açafrão, menta, laranjas, romãs e uvas. Neste post vamos conhecer algumas das comidas iranianas mais apreciadas nos restaurantes persas do mundo! 

1-Fesenjan 

(Ensopado de Romã e Nozes)

 (Imagem do blog: Turmeric & Saffron)

Este prato é parte essencial de qualquer casamento persa. É feito com nozes moídas, pasta de romã e cebolas que são fervidas lentamente até formar um caldo grosso. Ás vezes são acrescentados açafrão e canela e talvez uma pitada de açúcar para quebrar a acidez. Já na antiga Pérsia o Fesenjan era apreciado, como mostram inscrições em tabuletas de pedra encontradas por arqueólogos nas ruínas da cidade de Persépolis datando de  515 a.C.

2- Khoresht Bademjan 

(Ensopado de Berinjela e Tomate)

(Imagem do blog: Cooking Idea)

Esta receita tem uma linda cor vermelho-dourada de tomates cozidos com cúrcuma, com um brilho oleoso. Levemente azedo, com o gosto do tomate, suco de limão e às vezes acrescido de uvas verdes, este sabor característico é atenuado pela berinjela que é frita previamente até dourar e então cozida com as cebolas, o cordeiro e tomates. Como todos os ensopados persas, o  khoresht bademjan é feito para ser comido com arroz. 

3- Baghali Polo

(Arroz com Endro e Favas)

(Imagem do site: Darvish Restaurant)
Na culinária iraniana o arroz pode ser preparado simplesmente com manteiga e açafrão, o que é conhecido como chelo. Mas às vezes pode incluir outros ingredientes, o que é chamado de polo.  Um típico polo pode ser feita com ervas, vegetais, feijão, castanhas, frutas secas, carne e até mesmo macarrão. O baghali polo é servido especialmente na primavera, a estação do endro e das favas. A receita  é salpicada com o endro verde e favas, e as vezes leva pequenos pedacinhos de carne de cordeiro. Também é misturado um pouquinho de açafrão no arroz antes de servir.

 4- Zereshk Polo 

(Arroz com Berberis)

Os iranianos adoram sabores azedos, especialmente uma frutinha vermelha conhecida como berberis ou zereshk. Esta receita clássica leva essas frutinhas que são secas e então reidratadas antes do cozimento. O arroz é cozido com bastante manteiga, que ajuda a suavizar o sabor das frutinha. Marmelo, ruibarbo, ameixas verdes, laranjas azedas, limas secas, cerejas azedas, tamarindo, sumagre e romã são outros ingredientes usados na culinária persa para deixar o sabor da comida mais azedinho.

5- Gormeh Sabzi

(Ensopado de Ervas Verdes)

(Imagem do site: Turmeric Saffron)

Feito com ervas, feijão e cordeiro, o gormeh sabzi satisfaz duas obsessões do paladar persa: é ao mesmo tempo azedinho e cheio de ervas. Este ensopado é temperado com limas secas conhecidas como  limu omani em persa. Estas limas são bastante azedas e fortes, com um sabor agridoce que confere ao ensopado um sabor único. Outro ingrediente bastante usado são as folhas de feno grego, um sabor desconhecido para a maioria dos ocidentais. Outras ervas usadas são a salsa, coentro e cebolinha.

6- Ash e Reshteh 

(Sopa de Feijão e Ervas com Macarrão)

(Imagem do site: Persian Recipes)

Uma sopa encorpada com bastante macarrão, feijão, ervas e verduras como espinafre e folhas de beterraba. O toque final é dado com óleo de menta, cebolas fritas crocantes e kashk (espécie de soro de leite fermentando cremoso similar ao iogurte). O macarrão que é oriundo da China, é conhecido por representar os muitos caminhos da vida, e esta sopa é servida tradicionalmente quando alguém está prestes a fazer uma longa jornada. Por causa de seu simbolismo, também é parte integrante do cardápio de Nowruz, o Ano Novo Persa. 

7- Tahdig 

(Arroz Crocante)

(Imagem do site: Kadbanou Gourmet Persian Foods)

O tahdig  é considerado a alma da culinária persa. Consiste na camada dourada e crocante de arroz frito no fundo da panela, e seu sabor parece uma mistura de pipoca e batatas fritas, mas com o delicado paladar do arroz basmati. Geralmente o tahdig não aparece nos cardápios dos restaurantes, então você deve perguntar se ele também é oferecido. Nas reuniões de família iranianas, sempre há bastante sobras de alimentos, mas a única receita que sempre acaba é o tahdig que é comido com as mãos e como um acompanhamento do prato principal.  

 8- Javaher Polo 

(Arroz com Castanhas e Passas)

(Imagem do site: NY Times)

Este prato é uma verdadeira joia, pontilhado com frutas secas e castanhas brilhantes em uma combinação de sabores doces e salgados. Uma verdadeira mostra dos ingredientes nativos do Irã, incluindo pistache, amêndoas, cascas de laranja cristalizadas, berberis, cenoura e açafrão. O arroz é cozido com um pouco de açúcar para equilibrar o azedo das frutinhas. O Javaher Polo (que significa literalmente “arroz com joias”) é servido em ocasiões especiais como casamentos, porque seus ingredientes simbolizam uma doce vida. Tradicionalmente é servido com frango que contrasta  bem com os sabores adocicados.

9- Kebab 

(Carne de frango ou cordeiro assada no espeto)

(Imagem: Wikimedia Commons)

A variedade de kebabs é maior do que você pode imaginar. Por exemplo, o  kubideh, que consiste em carne moída temperada com cebola picada, sal e pimenta. Parece uma receita simples, mas o sabor é sublime! Também há o kebab-e barg, fatias finas de cordeiro ou bife, temperadas com suco de limão e cebola e regadas com açafrão e manteiga. O kebab de frango, conhecido como jujeh kebab, é tradicionalmente feito de um frango inteiro, com ossos e tudo, marinado em suco de limão e cebola, com molho de açafrão e manteiga. Veja outros tipos de kebabs no post: Um pouco da cozinha nacional do Irã

10- Sabzi Khordan

(Porção de Queijo com Ervas)

(Imagem do site: My Man’s Belly)

Nenhuma refeição iraniana está completa sem uma porção de sabzi khordan, ou ervas comestíveis. O prato pode incluir hortelã, estragão, manjericão e coentro, acompanhado de cebolinhas, rabanetes, nozes, queijo feta e um pão iraniano nan. Esta porção serve para limpar o paladar entre os consumos de arroz e ensopados. Ervas frescas são consumidas diariamente no Irã. O cardápio de Nowruz, que celebra a renovação da vida, também inclui várias receitas com ervas verdes, representando a nova vida.

E aí, gostaram? Espero que todos tenham a oportunidade de apreciar estas delícias algum dia! Nushe jan (bom apetite em persa)! 


Adaptado de artigo no site  Food Republic

Este post tem 0 comentários

  1. Unknown

    Salaam Janaína! Você sabe me dizer se tem um em SP? Só conheço o restaurante árabe Halim… que tem um creme de alho delicioso! 🙂

  2. Janaina Elias

    Salam querida Ana! Infelizmente não conheço nenhum restaurante iraniano. Só conheço a cadbanou Nasrin que oferece jantares persas na residência dela ou na residência dos interessados. Esta é a página dela:
    http://www.amigodorei.com.br/

  3. Unknown

    da vontade de comer tudo isso kkk.Gostaria de aprender a fazer aquele tempero que se chama GRAN MASALA,eu vi num filme e fiquei curioso.

  4. Janaina Elias

    Olá Pedro! A culinária iraniana tem aromas suaves e marcantes. Conte para nós em que filme você viu sobre esse tempero?

  5. Anônimo

    Adorei a lista! Eu só acrescentaria o Abgoosht e o Falloodeh!!! 🙂

  6. Janaina Elias

    Ótimoooo! Muito bem lembrado! Delícias típicas do Norte e do Sul do Irã 🙂

  7. Unknown

    Este comentário foi removido pelo autor.

  8. Unknown

    Este comentário foi removido pelo autor.

  9. lima

    não tem como publicar as receitas dos pratos, mesmo que aproximadas, talvez? seria ótimo. abraço. parabéns pelo blog

  10. Anônimo

    Sou iraniano, colem lá em casa kkkkkkkkkkkkkkk

  11. Unknown

    Uma delicia quero um desses opa esqueci eu estou morando agora no ira e posso comer quando eu quiser.sem querer me gabar foi mau ae

  12. Fabiana Fernanda

    Essas comidas são maravilhosas! A culinária persa è riquissima, em particular muito parecida com alguns pratos brasileiros, amo de paixão 😍🤤

  13. Anônimo

    Tem um restaurante em Pinheiros SP que se chama Palácio do Shá. Ainda não conheço, mas quero conhecer. Além é claro da querida Nasrin que a Janaina citou

Deixe um comentário